Aplicativos gratuitos para crianças autistas | Os 5 melhores de 2018 - Valor Em Casa | Blog de cotidiano | Ellen Camargo

Aplicativos gratuitos para crianças autistas | Os 5 melhores de 2018

Escolhi os 5 melhores aplicativos gratuitos para crianças autistas que testei. Há pessoas que desprezam a tecnologia na hora de incentivar as crianças especiais ou típicas, mas escolhendo a ferramenta certa, ela pode ser uma grande aliada, ainda mais se essa ajuda for gratuita.

Se você está procurando os melhores apps para crianças com autismo, esse é o artigo certo!

Como vocês sabem, meu filho Miguel de apenas 3 anos e meio, foi diagnosticado com TEA aos dois anos e está em processo de diagnóstico de nível, ou seja, se ele está no Transtorno do Espectro Autista leve, moderado ou severo. Quando me perguntam o que eu acho (e me fazem bastante essa pergunta) eu sempre respondo que não importa. Diagnóstico nenhum determina quem é o meu filho, o autismo faz parte da personalidade dele e eu não fico ponderando como seria se ele fosse uma criança típica, eu simplesmente decidi que o autismo é apenas a forma do Miguel ser, e assim como todas as pessoas têm sua forma de ser sendo típicas ou especiais, ele tem a personalidade dele e eu o amo assim como ele me ama com todas as minhas deficiências, assim como meus pais me amaram. Por isso mesmo não gosto de chamar de 'transtorno' (Dicionário: transtorno: 1 - Alterar a ordem ou a colocação de. 2 - Fazer mudar, trazer a perturbação a. 3 - Incomodar. 4 - Turvar a inteligência ou o  juízo de. 5 - Turvar-se. 6 - Desorganizar-se. 7 - Desfigurar-se. 8 - Demudar-se.), porque somos nós que não nos encaixamos no mundo deles e por isso julgamos o que está fora do nosso conhecimento, quando na verdade, deveríamos observar e encontrar um meio de entendimento, já que, possivelmente, o autismo é herdado de genes (...distúrbios menos severos em habilidades de comunicação social ou de linguagem são encontrados em até 20% dos parentes.).

PARA ANDROID E IOS


OS APLICATIVOS DO IPAD DO MIGUEL

Eu sempre estou trocando os apps do Miguel, principalmente quando eu percebo que ele não brinca mais ou quando ele estagnado só em um deixando os outros de lado, porque cada app ensina alguma coisa, por isso só baixo aplicativos com conteúdo pedagógico, ou seja, que vão ensinar alguma coisa para ele da forma mais divertida possível.


Leia também:

Pra mim, o transtorno não é a forma do meu filho se comportar, mas a forma que algumas pessoas o julgam e me subjugam, quando na verdade, elas mesmas possuem algum tipo de dificuldade, a diferença é que elas conseguem esconder. Seria esse o significado de ser neuro-típico: a capacidade de esconder a própria personalidade para se encaixar na opinião alheia?🤔
Enfim, eu tenho muito orgulho do Miguel, porque desde já ele se destaca entre muitas crianças da mesma faixa etária que a dele e não pelo autismo, mas pela inteligência e pela rapidez com que ele percebe as coisas. E nesse processo de desenvolvimento, muitas ferramentas tem me ajudado e hoje quero compartilhar com você uma delas, que são os aplicativos.
Não vejo problema algum em uma criança ter acesso a essas tecnologias, independente da idade, no entanto, os pais devem controlar o tempo e o tipo de conteúdo que elas consomem, isso sim faz toda a diferença.

Além da fé em Deus, dos livros, das terapias, da escola, das brincadeiras, da família, dos amigos e de toda a nossa rotina focada no desenvolvimento do Miguel, a tecnologia tem me ajudado como material de complemento, vou explicar: entre uma tarefa e outra, entre uma brincadeira direcionada e outra ou quando ele está doentinho e não tem vontade de fazer as atividades específicas, o tablet entra em ação com aplicativos educativos que o ajudam a aprender, principalmente, a falar, contar, desenhar, imaginar e logo associar/criar e brincar.  

Os 5 melhores aplicativos gratuitos para crianças autistas de 2018:

O tablet do Miguel é um Ipad 2 versão 9.3.5 que, apesar de antigo, tem ajudado bastante. Mas, se o seu filho ainda não tem um tablet ou mesmo o seu celular, você pode comprar um baratinho, bem simples mesmo, só pra ele navegar nos apps que você baixar, isso se chama controle total.
Eu baixei cerca de 25 aplicativos educativos, dentre os quais 5 estão sendo meus favoritos do momento, são eles:



Um mundo de aprendizado e diversão, feito apenas para crianças

O YouTube Kids foi criado para tornar mais seguro e simples para as crianças explorarem o mundo por meio de vídeos on-line - de seus programas e músicas favoritos, até aprender com tutoriais e tudo mais. Há também todo um conjunto de controles para os pais, para que você possa adaptar a experiência às necessidades de sua família.

Uma experiência online mais segura para as crianças.
Eles usam uma mistura de filtros, comentários de usuários e revisores humanos para manter os vídeos no YouTube Kids indicados para a família. No entanto, fique  sempre de olho, nenhum sistema é perfeito e vídeos inadequados podem passar despercebidos, por isso o YouTube Kids é testado constantemente, trabalhando para melhorar as salvaguardas e oferecer mais recursos para ajudar os pais a criar a experiência certa para suas famílias é só configurar conforme a idade das crianças.
Eu gosto porque o Miguel pode navegar nos desenhos que ele gosta sem perigo de ver um anúncio de terror ou de cunho sexual, por exemplo.


Converse e brinque com o amigo Pocoyo, com Talking Pocoyo
Com este novo aplicativo, o seu filho conversa com o Pocoyo e ele repete tudo o que ele disser com uma voz engraçada. Ele também pode fazer cócegas nele, fazê-lo dançar, tocar muitos instrumentos e até mesmo tentar adivinhar qual animal o Pocoyo está imitando! Além disso, é possível compartilhar as imagens com os amigos, você pode salvá-lo e se divertir assistindo as palhaçadas de Pocoyo. 

Leia também:

Toda a diversão que você pode imaginar para seus filhos! 
Talking Pocoyo é um jogo interativo onde seu filho pode:
Brincar com o Pocoyo: Pocoyo reage quando você toca em qualquer parte do corpo dele. Conversar: fale e ele repetirá sua voz de uma forma engraçada. 
Tocar música: existem alguns instrumentos como piano que a criança pode criar canções.
Adivinhar o Animal: o melhor recurso, na minha opinião, pois a criança consegue adivinhar qual animal Pocoyo está imitando. 
Dançar com o Pocoyo: Seu filho assiste as danças e imita o Pocoyo.
E muitos outros recursos que, além de divertir, desperta movimento e interação na criança.
O Miguel ama o Pocoyo desde de sempre com esse aplicativo ele se sente ainda mais próximo ao personagem e além disso, ele aprende a imitá-lo.

//

O PlayKids é o aplicativo infantil №1 do mundo em mais de 20 países. A PlayKids tem os melhores desenhos, livros e jogos educativos para as crianças aprenderem brincando.

- Use a PlayKids offline: Faça download dos vídeos e assista mesmo quando estiver sem internet. Desse jeito seu pequeno pode aprender até viagens longas, consultórios médicos e restaurantes.
- Celular, Tablet e Smart TV: Ao criar uma Conta PlayKids é possível usar sua assinatura PlayKids em qualquer aparelho que você tenha o aplicativo instalado
- Conteúdos personalizados: Crie um perfil de criança para receber recomendações de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento.
- Conteúdo Original PlayKids: Conheça a turma do Júnior e o Super Hands, nossos conteúdos educativos que estimulam o aprendizado e habilidades de coordenação motora.
- 100% seguro: O aplicativo da PlayKids é totalmente seguro para crianças, sem propagandas e conteúdos impróprios.


Todo conteúdo que está dentro da PlayKids foi selecionado por especialistas em educação infantil, para que os pequenos possam aprender enquanto se divertem. São desenhos, livros e jogos para crianças com idades de 1 a 8 anos.

Conheça nossos principais jogos educativos e o que eles ensinam!

- Aprenda a Desenhar: nossos tutoriais de desenho desenvolvem a coordenação motora fina e incentivam as crianças a pegar nos lápis e soltar a criatividade
- Conecte os Pontos: toque as estrelas para desenhar o objeto!
Jogo da Memória: neste jogo clássico se estimula o foco e a memória das crianças
- Livro de Colorir: solte o artista que tem dentro das crianças! Aqui eles colorem desenhos do Junior e sua turma
- Piano Mágico: ensine as crianças sobre música, ritmo e sons diferentes. Nossas teclas de piano mágicas também ensinam como contar e o nome das cores!

- Centenas dos melhores desenhos animados, videoclipes musicais e programas de TV de alta qualidade para crianças e bebês. Assista os personagens mais queridos da criançada!
Eu amo esse app pelo mesmo motivo do YouTube Kids, mas, além do Miguel poder navegar sem internet pelos jogos e desenhos, ele aprende muitas coisas.



Esse Fisher-Price é pura diversão, seja em casa ou no passeio. São desenvolvidos para o modo de brincar atual. E o melhor sobre os aplicativos infantis: São baseados nos conceitos de aprendizagem. Então, você pode ficar tranquila em relação às brincadeiras e as crianças ficarão comprometidas e nem vão perceber que estão aprendendo muito enquanto brincam.
Esse foi o primeiro app que eu baixei para o Miguel ainda bebê, me ajudou em vários momentos quando ele precisava se acalmar. Esse app também pode ser usado sem internet e tudo é gratuito, são muitos motivos para amar.

My Very Own English tem o áudio disponível em inglês, francês, português, espanhol, alemão, italiano e mandarim chinês estão disponíveis com uma compra no aplicativo. 
Você está procurando ajudar seu filho a aprender suas cores e construir seu vocabulário? Você quer ajudá-los a aprender palavras em outros idiomas, assim como em inglês? 
Este aplicativo fornece uma maneira divertida e interativa de aprender cores básicas, onde é tão fácil quanto fazer o upload de suas próprias fotos e rotular as próprias palavras para criar seu próprio livro de cores para seu filho. 
Se o seu filho adora ver fotos de suas pessoas, lugares e coisas favoritas e também gosta de atividades atraentes onde ele pode interagir com letras, sons e imagens, esse aplicativo oferece uma experiência de aprendizado personalizada e permite escolher as imagens a usar sobre o que seu filho mais gosta. 
Escolha entre imagens pré-carregadas com palavras inglesas correspondentes ou carregue suas próprias imagens e palavras. As crianças vão adorar ouvir o som de vozes familiares e ver uma foto de rostos ou objetos reconhecíveis, à medida que começam a aprender e a associar cores familiares às palavras que já conhecem e usam todos os dias.
As crianças mais velhas também irão gostar deste aplicativo para desenvolver seu vocabulário básico e depois progredir para aprender habilidades mais avançadas de reconhecimento de palavras. Com uma compra no aplicativo, as crianças poderão aprender palavras em vários idiomas. Eles podem ajudar a rotular fotos de itens comuns em sua casa e, em seguida, praticar a identificação da palavra com a foto.
Aqui ele aprendeu bem rapidinho as cores, inclusive em inglês, além de utensílios do dia-a-dia.

Eu poderia indicar apps específicos de rotinas, mas percebi que o Miguel teve melhor interação com aplicativos comuns, talvez porque são mais intuitivos. Todos esses aplicativos são ótimos para todas as crianças, no entanto, elas ajudam no desenvolvimento das crianças com autismo pelo apelo áudio-visual aplicado e pela facilidade de interação, por isso, eu indico sem medo de errar. 










Fonte: https://dicionariodoaurelio.com/transtorno | http://www.enciclopedia-crianca.com/autismo/sintese | http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9656.htm | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Se você gostou dessa matéria, não deixe de opinar a respeito, aqui nós respeitamos a liberdade de expressão. Se faltou alguma informação, mande o seu conhecimento, assim podemos ajudar mais e mais pessoas. Obrigada pela visita!