10 dicas de DIY para você mesmo decorar a sua casa - Valor Em Casa | Blog de cotidiano | Ellen Camargo

10 dicas de DIY para você mesmo decorar a sua casa



Dar um up grade no lar é preciso, mas nem sempre é necessário gastar uma fortuna com decoração, basta colocar suas habilidades em prática e se entregar a tendência do DIY (Do it yourself, ou, faça você mesmo em português). Nessa modalidade, você consegue decorar a sua casa de um jeito personalizado a partir de técnicas que permitem reciclar e reutilizar materiais diversos, que além de deixarem o seu lar novo de novo, vão acrescentar aos seus ambientes a ideia da sustentabilidade. E então, pronto para começar? Confira abaixo as 10 melhores dicas de DIY que a equipe do Habitissimo mandou aqui para o Valor em Casa, você vai redecorar a sua casa com bom gosto e economia:

1.    Papel de parede feito em casa:

O papel de parede é um item decorativo amplamente usado para revestir paredes com praticidade e economia. Queridinho dos arquitetos e designers de interiores, o papel de parede está em alta na decoração dos lares brasileiros, pois é capaz de repaginar um ambiente em poucos minutos, sem quebra-quebra, sujeira ou odores de tinta. Entretanto, se você anda meio sem grana para comprar uma das infinitas opções desse revestimento, saiba que é possível criar o seu próprio papel de parede, a partir de materiais que você tem em casa. Entre essas opções, o tecido se configura como ideia barata e sustentável, que depois pode ser retirado da parede e reaproveitado em outro lugar, se assim você desejar.
Ideia de DIY: Vai com tudo

Mas se você procura algo ainda mais inusitado para repaginar seus ambientes, o papel de parede feito de revistas (aquelas, que você iria jogar fora) pode ser uma ótima ideia. Você precisará de cola branca misturada com água, estilete para cortar as revistas, rolinho de tinta para aplicar a cola na parede (pode ser um pincel também) e uma espátula.
Ideia de DIY: Giselle Costa


2.    Mesa de centro com caixotes de feira:

Material fácil de se conseguir, os caixotes de feira também podem ser reciclados e reutilizados na decoração da sua casa, basta liberar o artista que existe dentro de você. Versáteis, os caixotes de feira produzem objetos maravilhosos, como estantes, nichos e até mesmo mesas de centro, basta usar a criatividade!
Ideia de DIY: Revista artesanato

A vantagem de reutilizar caixotes de feira na decoração é que você pode envernizá-los para compor móveis mais tradicionais ou pintá-los com cores modernas e vibrantes para dar um up mais alegre aos seus ambientes.
Ideia de DIY: PS do vidro


3.    Luminárias feitas com potes de vidro:

Aqueles potes de vidro que você certamente separou para jogar fora também podem ser reutilizados e contribuir para criar uma decoração única para a sua casa. Simples de fazer, as luminárias confeccionadas com potes de vidro oferecem aos ambientes da sua casa um visual estético diferenciado, que mistura modernidade com uma pegada mais retrô. 
Ideia de DIY: Habitissimo

Os melhores potes para fazer uma luminária de vidro são os de papinhas de bebê, geleia, frutas em calda, milho e ervilha em conserva, os quais você precisará higienizar e ter o mínimo de conhecimento de elétrica para conectar o bocal da lâmpada ao fio correto que será ligado na tomada de energia da sua casa. Se esse não é o seu caso, pedir ajuda a um amigo ou profissional pode ser a melhor solução para ter uma casa iluminada com personalidade.
Ideia de DIY: Habitissimo

Mas se você não deseja se arriscar, outra opção é usar velas decorativas nas suas luminárias artesanais. Além de iluminarem seus ambientes, as velas decorativas tornarão o espaço mais aconchegante, ideal para um jantar romântico. Que tal?
Ideia de DIY: Toda perfeita

4.    Cama suspensa feita de pallets:

Outra opção barata e fácil de se conseguir para usar na decoração de casa são os pallets. Comumente usados por indústrias e comércios de vários segmentos, esses materiais feitos de madeira podem ser reutilizados para produzirem ótimos móveis e itens decorativos, como sofás, mesas, racks, estantes, painéis, mesas e cadeiras, de forma fácil e econômica, que pode ser feita por você mesmo. Um belo exemplo do que você pode criar com a reutilização de pallets é essa linda cama suspensa por cordas, que além configurar-se com um mobiliário inovador, também contribui para otimizar o espaço do quarto.
Ideia de DIY: Tudo construção

Mas você também pode decorar seu jardim com a cama suspensa feita com pallets e criar uma área de descanso e lazer incrível. 
Ideia de DIY: Viva decora

5.    Flores de garrafa pet:

Item decorativo mais sustentável do que esse, impossível. Uma garrafa pet demora mais de 400 anos para se decompor na natureza e enquanto isso não acontece, ela polui o meio ambiente e causa efeitos devastadores para a biodiversidade do nosso planeta, pois além de agravar os problemas das enchentes, seus fragmentos também são consumidos por animais que os confundem com alimentos, o que os leva à morte. Como reverter ou minimizar esse problema? Reciclar e reutilizar são as palavras! As garrafas pets são versáteis e permitem vários tipos de acabamento, como a pintura. Essas duas características podem produzir objetos decorativos diversos, como as flores artificiais, que além de decorarem seus ambientes com alegria, adicionam aos espaços o conceito de sustentabilidade.

As flores de garrafa pet também podem ser revestidas de tecido para criarem um efeito estético mais delicado ao seu buquê ou vaso de flores. Além de serem usadas como ornamentos artificiais na decoração da sua casa, as flores de garrafa pet também podem ser utilizadas na confecção de lembrancinhas para festas de aniversários, ideais para presentear seus convidados com muita criatividade.
Ideia de DIY: Artesanato Brasil


6.    Espelhos decorativos artesanais:

Além da função decorativa, os espelhos possuem a capacidade de ampliar visualmente um cômodo com muita sofisticação. Fáceis de encontrar e personalizar com materiais inusitados, os espelhos, além de luz, podem levar para seus ambientes uma decoração única, a partir da reutilização de materiais como canos de PVC, por exemplo.
Ideia de DIY: Casinha arrumada

No entanto, você também pode recuperar um espelho antigo com a técnica de DIY, ao adicionar sobre ele materiais diversos para combinar com o estilo decorativo da sua casa e repaginar seus ambientes com muita personalidade.
Ideia de DIY: HF Urbanismo

7.    Abajur feito com garrafa de vidro:

Depois desse DIY você vai pensar 2 vezes antes de jogar uma garrafa de vidro fora, pois ela tem muito valor e pode ser utilizada para compor itens decorativos maravilhosos, de forma prática e barata, como esse lindo abajur, feito a partir da reutilização de garrafas de vidro. Além de iluminar os ambientes, o abajur deixa os espaços mais aconchegantes e confortáveis visualmente.
Ideia de DIY: Casa e construção

De acordo com o tipo de lâmpada, você pode definir a utilização do seu abajur feito com garrafa de vidro: Para ambientes de estudos, aposte em uma lâmpada LED de coloração branca (tipo fria), que o manterá mais concentrado e disposto; já para ambientes mais intimistas como salas de estar e quartos, utilize uma iluminação mais amarelada (também chamada de quente).
Ideia de DIY: Arte reciclada

8.    Reciclagem de livros velhos:

Se você é amante da leitura, deve ter em casa uma infinidade de livros que já não utiliza mais, mas também não tem coragem de jogá-los fora ou doá-los para uma loja especializada na compra e venda de livros usados, mais conhecida como sebo, não é mesmo? Já que você não consegue praticar o desapego dos seus livros usados, que tal reutilizá-los na decoração da sua casa?
Ideia DIY: Vida sustentável

Não tem tantos livros a ponto de criar um balcão feito com livros velhos? Não tem problema, há sempre uma solução para adequar-se à quantidade de materiais que você tem em casa, como esse lindo organizador de mesa, ideal para seu escritório.

Ainda não convencido? E que tal esse lindo banco feito com livros? Demais né?
Ideia de DIY: Pinterest

9.    Reutilização de carretéis de madeira: 

Os carretéis de madeira são largamente utilizados por indústrias para armazenar fios, cabos, cordas, correntes, tubulações e vários outros materiais maleáveis. Geralmente fabricados em MDF, os carretéis de madeira podem ser transformados em lindos móveis e objetos decorativos, como essa linda mesa de jantar, que além de levar o conceito de reciclagem e reutilização para a hora das refeições dessa família, ainda decorou o espaço com estilo e bom gosto.

Apesar de serem mais usados como mesas, os carreteis de madeira também podem compor bancos, mesinhas de centro, itens decorativos como relógios e vários outros objetos. 


10.Horta suspensa feita com materiais recicláveis:

Se você deseja construir um jardim do zero ou mesmo reformar o seu gastando pouco, existem diversas opções de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados para ajudá-lo nessa tarefa tão prazerosa. Você poderá utilizar-se de garrafas pets, potes de margarina e até mesmo pneus, para compor lindos jardins, mesmo onde há pouco espaço.
Ideia de DIY: Decorando casa




PASSO-A-PASSO:
As calhas de plástico também podem libertar o agricultor que existe dentro de você, confira abaixo esse passo a passo de como fazer uma horta vertical totalmente ecológica, usando materiais que você tem em casa:
Ideia de DIY: Habitissimo


E aí? Gostou das ideias sustentáveis de DIY que apresentamos para você decorar sua casa? Então conta pra gente qual é o seu próximo projeto!

Esse artigo foi realizado em parceria com a equipe do Habitissimo, a maior comunidade on-line de obras e reformas da Espanha e do Brasil. Visite o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Se você gostou dessa matéria, não deixe de opinar a respeito, aqui nós respeitamos a liberdade de expressão. Se faltou alguma informação, mande o seu conhecimento, assim podemos ajudar mais e mais pessoas. Obrigada pela visita!