10 passos para você não fazer um Mídia Kit incorreto

dezembro 19, 2016


Apresentamos 10 passos para você fazer um Mídia Kit perfeito para 2017 e ajudar você que pretende ganhar dinheiro com o seu blog, o primeiro passo é criar um mídia kit para vender os espaços publicitários que você disponibilizou nele. 

Por isso, nós publicamos nesse guia completo para você criar o seu Mídia Kit 2017, 10 passos para a criação de um mídia kit que irá ajudar o seu blog se destacar e conseguir potenciais parceiros de marcas e patrocinadores, mais 20 modelos de mídia kit para você se inspirar.

Confira!

#1 O Mídia Kit serve para fazer você se destacar a potenciais patrocinadores do blog e convencê-los de que seu blog é o investimento certo para os seus reais em publicidade.

#2 Não importa o tamanho da audiência do seu blog, um bom mídia kit, fará seu blog ter uma vantagem sobre os blogueiros com um público semelhante, ajudando potenciais patrocinadores reconhecer o valor de anunciar em seu blog.

#3 'Papo reto': se você não investir um pouco de tempo para criar um bom mídia kit para o seu blog e enviá-lo às empresas, você sempre terá um blog anônimo.

#4 A criação do seu midia kit não precisa ser um projeto terrível, é muito simples, na verdade. Com um pouco de recurso e conhecimento você faz um bom mídia kit.

#5 Todo blog/site precisa de um bom portfólio para conquistar patrocínio, pois só assim é possível mostrar aos anunciantes que você sabe o que você está fazendo e que o seu blog tem um objetivo. 


#6 Um mídia kit é a melhor ferramenta, profissionalmente falando (especialmente se for bem projetado ) - que irá te ajudar a eliminar as empresas que não seriam um bom negócio para o seu blog. Assim você pode parar de desperdiçar o seu tempo escrevendo e-mails longos para "qualquer pessoa" que está interessada em patrocínio e se concentrar em patrocinadores que estão realmente interessados.

#7 O seu mídia kit precisa conter as estatísticas do Google Analytics e as biografias sua e do blog. 

#8 O preço é algo relativo, não é bom que qualquer pessoa tenha acesso a essa informação, por isso, você pode disponibilizar um e-mail de contato para que o anunciante solicite a tabela de valores. 

#9 Aproveite a oportunidade para mostrar o melhor do seu blog: sua personalidade, seu estilo, e o que faz seu blog ser exclusivo.

#10 Um bom mídia kit é a porta de entrada para participar dos melhores programas de patrocínios com as maiores recompensas.


CRIAR UM MÍDIA KIT EM 10 PASSOS

RECEBA ESSE GUIA EM PDF, PARA TER SEMPRE A MÃO OU PODER COMPARTILHÁ-LO COM OS SEUS AMIGOS. BASTA NOS INFORMAR PARA QUAL E-MAIL DEVEMOS ENVIAR:

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////



////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Então você está pronto para começar? 

REÚNA AS INFORMAÇÕES
Este é o maior obstáculo a superar, mas uma vez que você tenha tudo que precisa em um só lugar, ele vai dar-lhe impulso para terminar o trabalho. Aqui está o que você precisa reunir:

IMAGENS
> uma foto sua
> logotipo do blog, de preferência em uma resolução de impressão. Se você não tiver um, você pode solicitar nossa ajuda para fazer isso acontecer. Mas se você não quer esperar até o seu logo ficar pronto, use o cabeçalho do seu blog até você esteja pronto para contratar alguém para ajudá-lo ou solicitar a nossa ajuda.
> as mais belas ou interessantes fotos do seu blog, com uma captura de tela da página inicial do seu blog, com os espaços publicitário visíveis.

CARACTERÍSTICAS (faça uma lista)
> Quais são as características regulares em seu blog que mais atraem leitores: Série de post, vídeos no blog, eventos etc.
As áreas temáticas que você escreve, ou seja, os seguimentos do seu blog, incluindo os artigos mais lidos em cada tema e estatística.

DADOS
> page views por mês (a partir do Google Analytics)
> page views médios (nos últimos três meses)
> visitantes únicos por mês
> fontes de tráfego com número de ligações recebidas por mês
> Demografia Reader (você pode obter estas informações a partir do Quantcast, onde você pode se inscrever gratuitamente)
> Inscritos: RSS, lista de discussão, fãs no Facebook, seguidores do Twitter, os seguidores Pinterest, etc.
> Quaisquer outras estatísticas dignas de nota

ESCREVA UMA INTRODUÇÃO
A introdução é a primeira coisa que as pessoas vão ver no seu mídia kit, por isso, ela tem que ser interessante. Dê ênfase para as suas estatísticas, mas você precisa fazer a sua apresentação pessoal. Conte um pouco sobre si mesmo - a sua família, hobbies, objetivos - o que vai ajudar um patrocinador em potencial se conectar com você .

Coloque sua foto - visível, mais uma "saudação" que mostre o quão amigável você.

Se o seu trabalho tem sido destaque em alguma revistas, livros, blogs conhecidos ou outras publicações, você deve informar isso em seu mídia kit. O seu destaque não deve ser longo; um simples "Meu trabalho tem sido destaque em ..." vai já é o suficiente.

DESCREVA O SEU BLOG
Qual é o tema do seu blog? Você pode ter mais de um, mas é preciso fazer um resumo do tema principal. Fale sobre quaisquer eventos semanais que você participa que atraem leitores regulares para o seu blog. Se você tem temas sazonais que você escreve, descreva o seu fluxo anual. Escreva algumas frases para descrever seus leitores, também: você (deveria) conhecer seus hábitos e personalidades melhor do que ninguém, então deixe seus patrocinadores saberem exatamente para quem eles estarão anunciando.

A descrição do seu blog é o coração do seu mídia kit: ela ajuda seus patrocinadores entenderem o que você faz, e pode ajudá-los - muito melhor do que as estatísticas podem - compreender o quão bem eles (e seus produtos) se encaixam na vida do seu blog.

APRESENTE SUAS ESTATÍSTICAS DO BLOG + BOAS VINDAS
Os seus potenciais patrocinadores têm o direito de saber:

> Quantos visitantes únicos por mês o seu blog recebe
> Pageviews por mês
> Assinantes (RSS e mailing list, se você tiver um)

Os seus dados devem estar atualizados. Coloque a data em que os dados foram colhidos, e atualize o seu mídia kit periodicamente. Não é útil para os seus anunciantes, dados do ano passado, porque (como você sabe) muita coisa pode acontecer na vida de um blog ao longo de muitos meses. Por isso, mantenha-o atualizado.

Além dos três itens acima, se existem números não tão expressivos, não precisa informá-los. Sorry, seus 23 seguidores no Twitter não entram nessa...

Mas e se eu sou um blogueiro iniciante?

Se você não tem um monte de números impressionantes para mostrar, você pode pode fazer uso de tendências . Por exemplo, se você tem o seu blog a poucos meses, mas assinatura de e-mail cresceu 800%, na semana passada, use esse dado em %.

APRESENTE SUAS POLÍTICAS DE PATROCÍNIO
Este é o "termos" do seu patrocínio, e isso inclui os seus preços, mas o que deve ser mais importante para seus patrocinadores em potencial, é o que eles vão receber fora do negócio. Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar, e expor em um discurso claro para seus patrocinadores:

> Quais são as suas taxas? 

> Se você oferece tamanhos diferentes para seus anúncios, liste o preço para cada tamanho. 

> Quanto maior o espaço do anúncio, maior será o preço.

> Você oferece aos seus patrocinadores a oportunidade para fazer doação? Se assim for, quase sempre essa atitude vêm com condições especiais, - por exemplo, uma taxa extra, ou um certo número de meses de patrocínio antes que eles estejam qualificados para oferecer um sorteio.

>Você aceita produtos para avaliação? Os patrocinadores estão cientes que o tipo mais poderoso de publicidade é um link no post que flui naturalmente a partir do contexto de sua escrita. Então não há problema em afirmar que, enquanto você aceitar brindes que se encaixam com o seu tema, eles terão publicidade cinco estrelas.

> Onde serão apresentados os anúncios? 

> Será que as pessoas que vêem seu blog pelo celular ou via e-mail serão capazes de ver os anúncios? 

> Como você decidi sobre os lugares dos seus anúncios, e quem fica com a posição de topo?

> Delineie políticas de pagamento, como o pagamento a ser exigido dentro de um determinado período anterior ao mês de patrocínio. 

> Também dê detalhes de quando as imagens são feitas por você e quais os tipos de arquivos você aceita (apenas JPGs e GIFs, ou você permite botões animados também?). 

Estes são todos os fatores importantes a considerar na hora de criar o seu mídia kit, mas lembre-se que, se você quiser encontrar uma caixa de patrocínio na sua caixa postal, você tem que ser um grande anfitrião patrocinador primeiro.



RECEBA COMENTÁRIOS
Você pode falar o dia inteiro, sobre como o seu blog é grande e que incrível oportunidade seus anunciantes terão quando eles se juntarem a você, e blá, blá, blá... Mas conseguir que as outras pessoas falem por você, é impagável!

Não é que as outras pessoas vão dizer coisas que você não poderia dizer, mas significa mais vindo de outros. O seu depoimento não vai convencer seus patrocinadores, mas uma ótimo recomendação de seus leitores irá ajudar a selar o acordo.

Se você ainda não tem depoimentos/comentários no seu blog, é hora de chegar e pedir para alguns leitores. Se isso te incomoda, você precisa "superar isso", mas, desta vez, eu vou te dar um pequeno script para seguir.🙂

Olá, 
Eu estou montando um mídia kit para o meu blog, e eu queria saber se você estaria disposto a escrever um breve comentário sobre sua experiência como leitor do [nome do seu blog]. Não precisa ser longo - só algumas palavras já irão me ajudar no processo de tomada de decisão dos anunciantes. E é claro que eu gostaria de incluir um link para o seu blog também. Já agradeço pelo seu tempo!
Muitas felicidades,
 
[seu nome aqui] 
PS.: Espero que você e sua família estejam bem! (Ou alguma outra observação pessoal)

Pode parecer intimidante chegar e pedir depoimentos, mas posso dizer que é mais fácil na prática. E isso é necessário para monetizar o seu blog - às vezes você tem que sair fora da sua zona de conforto. 

ENVOLVA
Dê aos seus anunciantes informações de seus próximos passos e como eles devem entrar em contato com você.

Escreva uma mensagem assim, no final do seu mídia kit: 


Para anunciar no [nome do seu blog], por favor entre em contato com [o seu nome] em [endereço de email].

USE MUITAS FOTOS
Nada mais chato do que um monte de palavras. Adicione classe ao seu mídia kit, apresentando fotografias ou imagens do seu blog. Se ele tem um bom design, coloque algumas imagens dele no mídia kit, por exemplo, screenshots, para dar uma sensação de 'estar dentro do seu blog'. Torne o seu mídia kit visualmente atraente, de modo que os patrocinadores possam ver onde o anúncio deles vai viver. E, como último recurso, se você não tem imagens disponíveis, vale a pena usar um belo modelo de mídia kit para fazer o seu layout com diferentes tipos de letras, cores, ilustrações ou outros elementos gráficos.

A idéia é se certificar que o seu mídia kit pareça profissional, não como um trabalho de escola.

REVER. EDITAR. REPETIR.
Depois que você criar o seu mídia kit, espere alguns dias para publicá-lo até ter certeza de que está tudo 'ok'. Coloque-o de lado e volte a ele com outros olhos. Leia-o em voz alta. Certifique-se de que está perfeito. Este documento irá representá-lo em todos os seus negócios em potencial, então faça valer a pena!

CONVERTER EM PDF
Por favor, nunca envie o seu mídia kit como um documento MS Word. 


Se o seu software de processamento de texto é tão antigo que não converte documentos em PDFs, você pode baixar o PDF Creator (é gratuito), que irá instalar um conversor de PDF como uma impressora em seu computador. Mas também pode ser hora de atualizar sua cópia do Word!

E ... ENVIÁ-LO!
O seu trabalho aqui está feito. Parabéns! Você acabou de criar um brilhante mídia kit para enviar a potenciais patrocinadores.

"Dez Passos", provavelmente, não parecia ser muito trabalho. Mas uma vez que você criou seu kit de mídia, você será capaz de usá-lo como um modelo para anos vindouros. Elementos como estatísticas do blog e depoimentos serão atualizados periodicamente, e isso é um simples exercício de "preencher os espaços em branco."

E quando os anunciantes entrarem em contato para perguntar sobre patrocínios, você terá orgulho de enviar-lhes um mídia kit bem feito, que demostra o melhor do seu blog.

Então, o que você está esperando? Compartilhe esse post com seus colegas blogueiros, nos deixe um comentário, e vai começar a fazer o seu próprio kit de mídia agora!


RECEBA ESSE GUIA EM PDF, PARA TER SEMPRE A MÃO OU PODER COMPARTILHÁ-LO COM OS SEUS AMIGOS. BASTA NOS INFORMAR PARA QUAL E-MAIL DEVEMOS ENVIAR:

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Agora vamos aos modelos de mídias kit para você se inspirar, e como são 20, impossível não gostar de nenhum, depois nos conte de qual deles você gostou mais:

#1



#2 


#3


#4


#5


#6


#7


#8


#9


#10


#11


#12


#13


#14


#15


#16


#17


#18


#19


#20


Se você está pensando em aprender a criar Mídia Kits para revender e ganhar um dinheiro na internet, nós indicamos que você faça o curso Mídia Kit 2.0 da MeuBlogPronto, onde você aprenderá a utilizar as melhores ferramentas de criação de mídia kit, design profissional, dados necessários, como integrá-lo ao blog e como enviá-lo às empresas para ter retorno certo.
O curso é constituído por Introdução (gratuita), e mais 3 módulos e webinário. E você recebe o certificado de criador de mídia no final do curso. Aproveite que as vagas são limitadas!
Qual desses modelos você gostou mais? Qual a maior dificuldade que você teve ao criar o seu mídia kit? Se você gostou desse post, compartilhe com os seus amigos, deixe a sua sugestão ou a sua dúvida aqui nos comentários e retorne sempre que quiser!


RECEBA ESSE GUIA EM PDF, PARA TER SEMPRE A MÃO OU PODER COMPARTILHÁ-LO COM OS SEUS AMIGOS. BASTA NOS INFORMAR PARA QUAL E-MAIL DEVEMOS ENVIAR:

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Ellen Luz

Acho que você também vai gostar de ler estes:

2 comentários

  1. mga, hiper, super importante esse post.. e tudo muito bem explicadinho!!! amei!
    amor, passando para desejar feliz e abençoado Natal pra vocês
    bjs no coração!
    obrigada por estar ao meu lado em 2016!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. O post é completo e abrange todas as áreas importantes para se ter um mídia kit, profissional e completo. Matéria muito valiosa, parabéns.

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Copyrigth @2017

É um site sobre variedades. Criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores, mães e a minha, é claro.