3 Dicas para evitar a sua ruína como mãe empreendedora.

mãe empreendedora.

  3 Dicas para evitar a sua ruína como mãe empreendedora - Pois é, 2017 está aí, batendo na nossa porta! E é a hora de você começar a realizar o seu sonho, sair daquele emprego que não te faz feliz ou ser uma mamãe empreendedora e montar o seu próprio negócio! Se você está nessa fase da sua vida, com certeza já se perguntou: e a minha família, como vai ficar nessa nova fase? Nesse post vamos falar um pouco sobre como preparar a família para o novo negócio! Vem comigo:


Diálogo, sempre!

mãe empreendedora.
 
Ser uma empreendedora materna requer muito apoio da família, então a primeira coisa a fazer é conversar! Buscar apoio do companheiro é imprescindível para obter sucesso. Converse e exponha a necessidade de contar com a ajuda dele em mais tarefas do dia a dia. Qualquer ajuda é bem vinda e mesmo que ele tenha tempo só para lavar uma louça, já vai te ajudar muito! Além disso, sempre conte com a ajuda de outros familiares que morem com você ou que estejam próximos a sua casa. É importante ter alguém para buscar as crianças na escola no dia que você precisa fazer uma reunião, por exemplo.


Planejamento é tudo!

Quando pensamos em empreendedorismo materno sempre imaginamos um mundo perfeito. A mãe em casa sentada na mesinha trabalhando e a criança brincando quietinha do lado. Bom, não é bem assim que as coisas acontecem. Para você conseguir ter tempo para se concentrar no trabalho você precisa fazer um belo planejamento

Primeiro você precisa criar uma rotina para a casa, delegar tarefas para as pessoas que moram com você e finalmente conseguir planejar seu tempo de trabalho e de atenção para os filhos.
Pareceu difícil? Mas basta sentar e colocar tudo no papel!

Cronograma de limpeza da casa

mãe empreendedora

Existem algumas formas de organização que vão te ajudar bastante nessa nova fase da sua vida, a primeira delas é criar um cronograma de limpeza da casa. Como você precisa dedicar muito tempo no seu novo trabalho, não pode perder tempo fazendo limpeza da casa, certo? Sei que vai parecer exagero, mas acredite, esse cronograma vai te ajudar muito!
Esse cronograma foi criado seguindo método Fly Lady (método de organização criado pela americana que assina com o mesmo nome). E para iniciar você deve separar as tarefas que precisa fazer todos os dias das que você faz somente uma vez por semana:


Fazer todos os dias:
  • Trocar o lixo da cozinha
  • Arrumar a cama
  • Lavar a louça
  • Recolher o que está espalhado pela casa
Descreva a sua lista diária. Inclua mais itens ou retire, mas não deixe de listar e ler e reler, para não faltar nada!

Dias da semana:
Essas são sugestões do que você pode fazer a mais.  A ideia é que você fique tão acostumada a fazer que acabará gastando pouco tempo. Assim terá a casa limpa e organizada sempre. Peça ajuda para o seu companheiro, delegue as tarefas dele e mãos a obra!


Segunda-Feira

  • Colocar as roupas para lavar
  • Trocar as toalhas de banho, rosto e mesa. 
  • Trocar lençóis e fronhas.
  • Arrumar papéis espalhados pela casa
Terça-Feira

  • Aspirar a casa
  • Passar pano no chão
  • Limpar o fogão
Quarta-Feira

  • Colocar mais roupas pra lavar (se precisar)
  • Tirar as roupas do varal, dobrar e guardar.
  • Tirar o pó dos móveis
Quinta-Feira

  • Limpar o banheiro
  • Passar roupa
  • Limpar o fogão
Sexta-Feira

  • Fazer a lista do supermercado
  • Passar o aspirador de novo e o pano no chão
Sábado

  • Tirar o pó dos móveis
  • Ir ao mercado/feira
Domingo

  • Dar uma geral no que precisa fazer
  • Escrever o cardápio da semana.
Pareceu muito metódico, eu sei. Mas fazer essa lista e segui-la vai te deixar livre para fazer as outras coisas. E fazendo um pouquinho por dia, não vai tomar muito seu tempo! Além disso, vai te ajudar a delegar as tarefas para seu companheiro, não tomando muito o tempo dele também!

Vou deixar o meu cronograma de limpeza para download, assim você pode se basear nele a adaptar para as suas necessidades! :)

BAIXE O CRONOGRAMA DE LIMPEZA AGORA. É GRÁTIS!
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////




//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O CRONOGRAMA DE LIMPEZA TE AJUDARÁ A REALIZAR TODAS AS TAREFAS DIÁRIAS COM MAIS FACILIDADE.


Cardápio da semana

mãe empreendedora

Gente, tem uma coisa que me faz perder muito tempo as vezes: decidir o que vou fazer de comida! As vezes estamos com vontade de comer alguma coisa que não temos os ingredientes, outras vezes não temos o tempo e nem vontade de cozinhar e aí... bom aí fica mais complicado né, ainda mais para quem tem crianças que precisam seguir horários para as refeições e ter uma alimentação bem saudável. Pensando nisso, que tal criar um cardápio semanal? Garanto para você que sua vida vai ficar mais simples! 


Para começar você precisa pensar o seguinte:

Preciso fazer almoço e jantar? 
Se a resposta for sim, faça a comida dobrada em uma das refeições e já terá uma refeição a menos para se preocupar!


Pense em comidas fáceis e que você pode trocar somente a mistura e terá um novo cardápio. Por exemplo: Arroz e feijão são a base e você pode fazer uma quantidade grande que pode durar alguns dias. Depois só precisa se preocupar com os acompanhamentos: carne ou frango?  Legumes, saladas.


Vá ao mercado uma vez na semana. Anote tudo que você precisa comprar e compre de uma vez. Se você for comprar "picado" vai perder tempo e dinheiro!

Congele tudo que você puder! Eu peguei o habito de fazer isso e olha, salva a vida naquele dia que você não tem tempo nenhum para cozinhar! Quando eu cozinho verduras e legumes, sempre separo um potinho que vai para o freezer. Além disso, você pode aproveitar as frutas que estão muito maduras, bater no liquidificador e guardar a polpa para fazer suco. 

Vou deixar o meu cardápio da semana para download e você pode se basear nele e adaptar para as suas necessidades :)

BAIXE O CARDÁPIO DA SEMANA AGORA. É GRÁTIS!
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 
 


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O CARDÁPIO DA SEMANA TE AJUDARÁ A CRIAR TODAS AS REFEIÇÕES DA SEMANA COM MAIS FACILIDADE.

Cronograma diário

Depois de aprender a organizar a casa e montar o seu cardápio semanal, que tal fazer o cronograma do que você tem que fazer naquele dia? São muitas listas, eu sei! Mas você vai me agradecer depois que conseguir seguir essa rotina!

Existem muitos aplicativos que podem te ajudar nessa organização. Um deles é o Evernote.
Mas se você prefere o papel e a caneta ou até mesmo a boa e velha agenda, vou te explicar como fazer:


Anote tudo que você precisa fazer no dia e coloque um prazo para cumprir, exemplo:



Segunda-Feira


7h - Acordar
7h15 - Preparar o café
7h45 - Tomar banho, escovar os dentes, arrumar a cama
8h10 - Trabalho
9h - Crianças acordaram - Arrumá-las e dar o café
9h40 - Brincar um pouco com as crianças
10h40 - Trabalho
11h40 - Fazer o almoço

É claro que isso é um exemplo, e como estamos falando de crianças, sabemos que elas não vão acordar sempre no mesmo horário e não vão agir conforme a sua agenda. Mas o importante aqui é você saber que tudo que está ali na sua agenda, precisa ser feito naquele dia! 
Se você precisar se estender um pouco porque precisou dar mais atenção para os filhos ou porque aconteceu qualquer imprevisto, não tem problema! O importante é que você não vai deixar passar nada e não vai atrasar as suas entregas!
Ah e não deixe de riscar o que você já fez! Assim você estará bem atualizada com as tarefas que ainda faltam ser feitas.

Outra dica é sempre que for calcular um prazo para entregar um trabalho, conte os imprevistos! Se você normalmente demora 1 dia para executar uma tarefa, conte um pouco a mais. Assim, se houver imprevistos, você ainda estará dentro do prazo!

E não se esqueça de sempre fazer pequenos lembretes de coisas que precisam ser resolvidas em horas marcadas como: dar o remédio para seu filho, participar de reuniões pelo skype, etc. Nesse caso você pode utilizar post-it ou até mesmo o despertador do celular.

Outra dica que me ajuda muito é imprimir o calendário do mês e fazer todas as anotações dos compromissos. Coloco afixado na geladeira, pois fica bem a vista e não tem como esquecer a consulta médica, o aniversário da amiga ou até mesmo a entrega do seu trabalho.

mãe empreendedora.

 Para ser uma mãe empreendedora de sucesso, temos que ser muito organizadas e utilizar todas as ferramentas possíveis, como nossas aliadas. No começo, talvez você ache que vai ser complicado fazer tantas anotações, cronogramas e cardápios, mas em uma semana (eu juro!), você já vai ver a mudança na sua vida! Vai conseguir ter tempo para fazer tudo que precisa, inclusive dar uma descansada, pois não somos de ferro, né?

Desejo muito sucesso para você em 2017 e que você consiga realizar seus sonhos! E não se esqueça, estamos junto com você nessa empreitada! Conte sempre conosco!

Um grande abraço e feliz ano novo!!

Pryscilla Silveira

3 comentários:

  1. Que post maravilhoso! Dicas maravilhosas e super relevantes. Amei e vou baixar o cronograma e o cardápio pra mim. Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente, Pry!

    ResponderExcluir
  2. Agora vai em minha gente, com esses cronogramas não tem como não deixar tudo organizadinho. Amei o post.

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, as dicas são muito úteis. Ah, já assumi o cardápio. Rss. Parabéns, muito valorosa esta contribuição. Bjos

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Para ler em seguida

É um site sobre empreendedorismo materno e digital, criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores e profissionais do ramo.

Copyright (C) 2017

Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MeuBlogPronto Serviços Digitais

Leitores

Junte-se a todos os leitores do Valor em Casa. Assine!