COMO TRABALHAR O MARKETING NAS MÍDIAS SOCIAIS - Blog de empreendedorismo materno | Valor Em Casa

3 de novembro de 2016

COMO TRABALHAR O MARKETING NAS MÍDIAS SOCIAIS


Hoje em dia o Marketing Digital já faz parte da vida de todas as pessoas que tem acesso à internet.
Essa vertente do Marketing, revolucionou e está revolucionando o comportamento de empresas, empreendedores e consumidores, tornando o relacionamento entre elas mais próximo, direto, rápido e personalizado.

Resumidamente, o Marketing Digital é uma forma de promover produtos, serviços e marcas por meio de mídias digitais.

As mídias tradicionais como rádio, televisão e outros, vem perdendo força, pois a maioria das pessoas utilizam a internet todos os dias.
Além disso, é muito mais econômico promover produtos, serviços e marcas pela internet, porque a execução não demanda grandes orçamentos. 

ENCONTRO
NÚMERO DE USUÁRIOS
% WORLD 
POPULAÇÃO
INFORMAÇÕES
DA FONTE
Mar de 2011
2.095 milhões
30,2%
Internet World Stats
Jun 2011
2.110 milhões
30,4%
Internet World Stats
Setembro de 2011
2.180 milhões
31,5%
Internet World Stats
Dez de 2011
2.267 milhões
32,7%
Internet World Stats
Mar de 2012
2.336 milhões
33,3%
Internet World Stats
De Junho de 2012
2.405 milhões
34,3%
Internet World Stats
Setembro de 2012
2.439 milhões
34,8%
Internet World Stats
Dezembro de 2012
2.497 milhões
35,7%
Dezembro de 2013
2,802 milhões
39,0%
Internet World Stats
De junho de 2014
3,035 milhões
42,3%
Internet World Stats
Dezembro de 2014
3.079 milhões
42,4%
Internet World Stats
De junho de 2015
3.270 milhões
45,0%
Dezembro de 2015
3.366 milhões
46,4%
Junho 2016
3.631 milhões
49,5%
setembro 2016
3.675 milhões
50,1%
Conforme a tabela acima a internet conseguiu reunir cerca de 3 bilhões de usuários nos últimos 20 anos.
E o crescimento é diário e significativo, não à duvidas que investir em Marketing Digital é realmente necessário para empresas e empreendedores.

MARKETING DE REDES SOCIAIS
Neil Patel define Marketing de Redes Sociais como:

O processo de criar um conteúdo que é adaptado ao contexto de cada plataforma individual das redes sociais, com o intuito de direcionar o comportamento e compartilhamento do usuário.

Com o crescimento dos avanços tecnológicos, que aproximou e facilitou o acesso à internet através dos smartphones e tablets, itens esses indispensáveis na vida das pessoas hoje em dia, contribuiu com o crescimento das redes sociais no mundo todo.
O gráfico a seguir, tem como nome "O Prisma da Conversação".

É demonstra a existência de várias redes sociais, só o site da Wikipédia já listou mais de 200.
Ficar sempre informado é um diferencial que você deve levar em consideração, já que, as redes sociais mudam muito rápido.
Então comece pelas redes sociais que já estão a um bom tempo na internet e são consideradas solidas.
Claro que apostar em um nova rede social que surge é uma grande oportunidade, mas você não deve ignorar o Facebook por exemplo.

COMO FUNCIONA AS REDES SOCIAIS
Cada rede social, seja ela qual for, possui sua particularidade e o seu diferencial.
Hoje no Brasil podemos citar o Facebook, o Twitter, o Instagram, o Snapchat e o Youtube como as redes sociais mais utilizadas.
As redes sociais não permitem que tenhamos 100% de controle, porque os usuários podem demonstrar através dos comentários suas insatisfações publicamente.
Mas se você tem engajamento e está entregando conteúdos de qualidade para o publico correto, também haverá comentários positivos.

[Infográfico Valor em Casa]

O objetivo de ser presente nas redes sociais é promover conteúdo, produtos, serviços e marcas, aproximar-se do seu publico e comunicar-se com ele com mais facilidade e rapidez.
As pessoas estão consumindo muito conteúdo escrito, mas os conteúdos em vídeo tem agradado em muito os internautas, e deve ultrapassar a casa dos 60% no próximo ano.
Os formatos em vídeos adaptam com grande facilidade ao formato móbile, além de serem, interativos, dinâmicos e em pouco segundos comunicar a mensagem desejada.
Se você tem um blog/ site, os vídeos podem aumentar as visitas do seu blog/ site, os fatores de ranking do Google favorecem páginas que contém vídeos e também favorecem os vídeos do YouTube.
Então, quem faz uso desta ferramenta e desta rede social, pode conseguir 3x mais visitas orgânicas para o seu blog/ site.

MARKETING TRADICIONAL X MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS
O marketing tradicional tem como premissa básica os 4P's: Produto, Preço, Praça e Promoção.
O estudo do comportamento do consumidor levando em consideração os Mix de Marketing tem como função vender sem que haja esforço, para o publico certo, com o valor adequado, com uma grande distribuição, onde possa estar presente em todos os pontos de venda e fazendo uso das melhores formas de promoção.
Já o Marketing Digital possuem 8P's, tudo isso porque a internet permite mais interação, então para monitorar e executar ações de marketing utilizando as redes sociais é preciso compreender os 8P's.

[Infográfico Valor em Casa]

1. PESQUISA
E fundamental que todos que possuem um empreendimento, faça pesquisa para conhecer o seu publico, desta forma, poderá entregar o que realmente necessita os mesmos, gerando resultados positivos para o empreendedor.
O Google oferece duas ferramentas gratuitas que revelam uma grande gama de dados sobre quem visita o seu blog/ site, essas ferramentas são o Google Analytics e o Google AdWords.

2. PLANEJAMENTO
O planejamento é fundamental, cada rede social pede um tipo de postagem, porque cada uma delas possue suas particularidades. Por exemplo: o Twitter tem uma quantidade máxima de caracteres que podem ser usado, então a postagem de um blog/ site deve ser adaptada para o Twitter.
Por esse motivo você deve ter um planejamento para cada rede social, não faça as mesmas postagens em todas as suas redes sociais, faça uso do diferencial de cada uma delas para falar do mesmo assunto.
Lembre-se, um plano de ação faz com que sua estratégia de Marketing Digital tenha consistência e isso te ajuda a medir os resultados e otimizar a promoção da sua marca.

3. PRODUÇÃO
Independente da rede social escolhida para promover o seu blog/ site, negocio, produto ou serviço, é primordial entregar valor para o seu publico.
Seja ele em texto, áudio ou vídeo, o conteúdo devem ter qualidade, ser útil e relevante.
Desta forma você consegue aumentar sua visibilidade online.

4. PUBLICAÇÃO
Quando for publicar algo nas redes sociais, não se esqueça te otimizar o seu conteúdo para SEO.
Isto permite que o seu conteúdo seja facilmente encontrado em motores de busca e consequentemente aumenta a sua visibilidade.
O conteúdo deve ser publicado nas redes sociais adequada ao seu formato, por exemplo:
Texto longo e vídeo no blog, somente vídeo no Youtube, pequeno texto com foto que transmitam exatamente a mensagem que você quer passar no Instagram e Facebook.
Lembre-se, nem o Facebook nem o Instagram são o seu Blog/ Site, por isso quando você escreve um texto muito longo nestas redes sociais, a sua visibilidade, o seu alcance orgânico, cai muito.

5. PROMOÇÃO
Não se esqueça de promover o seu conteúdo, aproveite para utilizar as informações coletadas na fase de pesquisa.
Desta forma você consegue promover o conteúdo nas redes sociais onde o seu publico está, e no horário em que eles mais acessam a rede, isso aumenta a visibilidade da publicação.

6. PROPAGAÇÃO
O Marketing Digital tem como característica a interação entre as partes.
E quando você entrega valor ao seu publico, eles se tornam um mecanismo gratuito de promoção.
Então é de extrema importância que se crie conteúdos que estimule o seu publico a compartilhar, comentar e interagir.

7. PERSONALIZAÇÃO
Para que o seu conteúdo seja bem recebido e relevante, você pode criar estratégias diferentes, para cada tipo de publico que te acompanha.
Essa personalização de conteúdo, permite que você otimize os seus resultados.

8. PRECISÃO
Como a internet permite que você meça o comportamento do seu publico, isso ajuda a economizar tempo e recurso realizando estratégias eficazes.
Por isso é fundamental que você acompanhe todas as suas ações de Marketing para verificar se elas estão gerando os resultados que você espera.
Faça uso do que aprendeu com as ações passadas, para melhorar as ações futuras, otimizando assim a sua presença on-line.

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS

[Infográfico Valor em Casa]

ALCANCE
No mundo virtual todas as empresas e pessoas tem  alcance global, já que as distancias não tem limites geográficos.
E com o grande numero de pessoas inseridas nas mídias sociais, fica mais fácil segmentar o seu publico, já que nela tem vários dados pessoais.

COMUNICAÇÃO
A comunicação no mudo virtual permite proximidade eficaz com o seu publico.
De forma fácil, acessível, sendo 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.
Pode-se então criar uma relação de confiança desde que se tenha um canal de comunicação eficiente.
Torna-se a resolução de problemas ou dúvidas se houver, mais rápida, fazendo com que se crie uma boa reputação, estimulando os consumidores a consumir o que você está oferecendo e desta forma fidelizar o cliente.

INTERAÇÃO
A interação no mundo virtual deixa de ser uma via de mão única, criando interações mais profundas.
Essa interação gera informações importantes sobre o cliente, tornando ainda mais eficaz e certeira as criações de marketing para cada uma das mídias sociais.

TUDO EM TEMPO REAL
Como a mensuração na internet pode ser feita em tempo real, você tem a possibilidade de mudar ou testar as ações de marketing, evitando desperdiçar dinheiro.
Se uma ação de marketing nas mídias sociais não esta alcançando os objetivos esperados, você pode ajustá-la.
Enquanto que com um comercial de TV, está possibilidade é nula.

SEGMENTAÇÃO
Com a possibilidade de coletar um enorme numero de dados sobre o seu publico, você pode realizar campanhas eficazes.

MÉTRICAS
Utilizando métricas, com base nas informações obtidas através do comportamento dos usuários nas redes sociais, você consegue realizar campanhas poupando tempo e dinheiro.
Desta forma cria-se campanhas eficientes e seguras com base na real necessidade do consumidor.

VANTAGENS COMPETITIVA
È importante conhecer as ferramentas disponíveis nas redes sociais, para gerar as informações necessárias na criação das campanhas de marketing.
Desta forma você ganha vantagem competitiva com relação ao seu concorrente.
Você também irá ganhar mais interação,  maior alcance global, reduzindo assim os seus investimentos em publicidade e aumentando a sua receita.

COMO TRABALHAR O MARKETING NAS MÍDIAS SOCIAIS

[Infográfico Valor em Casa]

PESQUISA
Primeiramente faça uma pesquisa sobre o seu publico alvo, colete informações pessoais como idade, sexo e etc.
Quanto mais informações melhor. Com essas informações você já consegue visualizar o que o seu publico alvo necessita e gosta.
Com base no que ele necessita e gosta, começa a pesquisa das palavras chaves que você irá utilizar na campanha de marketing nas redes sociais, tornando assim o seu alcance orgânico muito mais eficaz.

CONTEÚDO
O conteúdo engloba tudo que você postar, ou seja, desde a atualização no status do facebook até colocar algo no quadro do Pinterest.
Lembre-se que você deve adaptar o conteúdo a plataforma de mídia social que você está utilizando.
Mais importante que o conteúdo é o contexto.

[Infográfico Valor em Casa]

CONTEXTO
Um bom exemplo de contexto que perde relevância é tentar compactar o post de um blog em um tweet, o que é difícil, mas você pode usar hashtgas relevantes para isso.
Então o contexto deve sempre estar de acordo com a plataforma de mídia social que você está utilizando.

HASHTAG
A rainha do seu contexto, é a forma mais eficiente de adicionar meta-informação, alem disso pode ser utilizada em todas as mídias sociais.
As hashtag ajudam o seu conteúdo, ser mais facilmente descoberto, o que conseqüentemente pode ser mais compartilhado.

COMPARTILHAR
Compartilhar é a melhor maneira de transmitir para um numero enorme de pessoas, o que você tem a dizer.
É muito bom quando o seu conteúdo gera engajamento e interação, mas, quando ele é compartilhado, o alcance e muito maior podendo chegar a proporções inimagináveis.
Conteúdo e Contexto relevantes para o seu publico serão com toda certeza compartilhados.

[Infográfico Valor em Casa]

ENGAJAMENTO
E a ação esperada do publico com o seu conteúdo, como um like, um comentário ou o compartilhamento.

FINALIZANDO
Neste artigo eu ensinei,  como trabalhar o Marketing nas Mídias Sociais de uma forma geral, esses são os princípios básicos, uma introdução.
Logo iremos disponibilizar um ebook com as principais redes sociais e com novas redes sociais.
Neste ebook iremos aprofundar as informações de cada plataforma.
Tudo para que você consiga trabalhar cada particularidade das redes sociais.
E ainda conhecer novas plataformas de mídias sociais que estão surgindo.
Não deixem de comentar, você pode também deixar as suas dúvidas que logo quando eu puder eu venho responde-las.

Até a próxima!

By Marusa Garcia

4 comentários:

  1. Que artigo maravilhoso!! Super util e vou começar a prestar mais atenção no que eu publico nas redes sociais!! Ameeei

    ResponderExcluir
  2. É verdade Pry, a gente acaba tratando as redes sociais como se todas fossem iguais, mas não é, cada uma delas tem a sua diferença, se usufruirmos desta diferença o nosso ranking orgânico melhora muito. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm amei, Dri. Marusa, quanta informação bacana! Agora não tem mais desculpa para não implementar o marketing nos blogs, o conhecimento está ao alcance de todos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.