Como realizar as minhas metas para o novo ano? - Blog de empreendedorismo materno | Valor Em Casa

30 de novembro de 2016

Como realizar as minhas metas para o novo ano?

Fonte: Freepik

Mais um ano chegando ao final! Eu não sei vocês, mas esse ano achei que passou ainda mais rápido que os outros! Parece que a gente levanta, toma café, pisca os olhos já é hora de almoçar, pisca de novo e chegou o final do dia. Acredito que a quantidade de tarefas que temos durante o dia, fazem parecer que ele passa mais rápido, mas até mesmo quando fico de bobeira por alguns minutos (raramente), sinto que passa muito rápido. Socorroooo! 
E pensando nisso, você já se deu conta se conseguiu cumprir todas as metas que havia planejado para 2016? 
É bem comum que as pessoas façam promessas de final de ano como: ano que vem vou trocar de carro, ano que vem vou comprar um apartamento, ano que vem vou emagrecer 5 quilos, ano que vem vou mudar de emprego.
Aí o ano chega, passa voando e quando você se deu conta, não fez nada, nadinha, do que estava planejando!

Nossos sonhos e planos são as nossas metas: costumamos elaborá-los no início de cada período e a eles nos dedicarmos com algum afinco. Porém, raramente conseguimos realizá-los plenamente, porque nossa capacidade para imaginar será sempre maior do que a de realizar. É o sonho que nos impulsiona. O importante é que tenhamos conseguido algum avanço, que tenhamos a sensação de que nossa vida evoluiu. As coisas que não foram atingidas continuarão na nossa agenda para o ano que virá, junto com nossas outras expectativas. - Flavio Gikovate

O mais triste é quando as pessoas percebem que ano após ano, não mudam em nada! Não estou falando da vida material apenas, mas sua maneira de agir. Mesmo que muitas vezes não realizamos nossos sonhos, temos que continuar com a nossa evolução como pessoa.

Faça um balanço pessoal de final de ano



Sabe quando as lojas fecham para balanço? O que acontece nesse período, são contagens de estoque, alterações no layout da loja, mudança na forma de organizar as mercadorias, etc. A proposta aqui é que você faça mais ou menos a mesma coisa. Pegue um tempo só seu e faça um balanço pessoal de tudo que aconteceu em 2016. O que você diria? Foi um bom ano? Um ano ruim?
Fazer esse balanço ajuda você a entender o que fez de errado e que possa melhorar no próximo ano, e o que fez de certo e possa aperfeiçoar.  
E nesse balanço você deve pensar em todos os aspectos da sua vida: emocional, profissional, mental, física. Anote tudo, visualize suas realizações (e o que não realizou também). Isso vai te ajudar a traçar suas metas para o próximo ano.

Traçando as metas



Aproveite o final do ano para planejar o que pretende realizar no ano seguinte, desde as coisas mais simples, como começar a fazer academia, até conseguir uma promoção no emprego.
Depois de fazer uma avaliação, o próximo passo é o desenvolvimento de um diagnóstico. Ele vai te ajudar a encontrar as soluções para os problemas anteriormente traçados.
Para isso, trace as suas metas. A melhor maneira de fazer isso é colocá-las no papel. Já falamos sobre esse assunto no nosso post sobre motivação. Aqui, a regra é a mesma. Quanto melhor você descrever as suas metas e souber separá-las em tópicos, mais fácil conseguirá realizá-las.

 É fundamental traçar o seu caminho. Se não tiver, então qualquer um serve. E se qualquer um serve, a chance de chegar lá é bem menor.

Dividindo as metas


Para você ter sucesso em qualquer meta que tenha traçado é necessário conciliar a necessidade com o que você pretende fazer. Por exemplo: Seu sonho é viajar o mundo, mas você não consegue guardar dinheiro. Nesse caso, você primeiro tem que aprender a economizar, fazer um planejamento orçamentário e aí sim pensar na sua viagem. Então, separando essa meta em etapas, olha o passo a passo que você precisa percorrer para alcançar seu objetivo final:

1 - Conhecer a minha renda,
2 - Analisar todos os meus gastos,
3 - Aprender a não gastar com coisas que não preciso, 
4 - Poupar o dinheiro que você está economizando, 
5 - Fazer um planejamento orçamentário com os valores que precisa guardar para fazer a viagem,
6 - Realizar a viagem. 

Separando em etapas, não parece muito mais fácil de realizar o seu sonho? E mesmo que você não consiga realizar todas em um ano, o importante é não desanimar e dar sequência nas tarefas, afinal você já terá percorrido um caminho considerável para chegar a onde deseja.

Ferramentas que vão te ajudar


Para te ajudar a realizar suas metas, existem muitas ferramentas. Vou te mostrar algumas que são mais simples e você pode começar a usá-las agora mesmo:

Listas

Sou muito fã de listas e com certeza é a ferramenta que eu mais uso! Desde a lista de supermercado, até a lista de afazeres domésticos, ela está muito presente no dia a dia. Se você pretende realizar algum sonho grande, como no exemplo que dei da viagem, listar todas as etapas que você precisa percorrer é o primeiro passo. Aliás, eu diria que é fundamental, assim você vai conseguir  enxergar melhor o caminho do seu objetivo final.

Planner

O dia que eu resolvi imprimir uma folhinha de planner e grudar na geladeira a minha vida mudou rsrs. O planner nada mais é do que uma agenda, mas com muito mais detalhes. Nele você consegue planejar o dia, o mês e o ano inteiro e visualizar de forma muito rápida e simples. Como eles não costumam ser baratos, a a minha solução foi imprimir uma folhinha do mês, no Word mesmo, com espaço para escrever embaixo de cada dia. Afixei essa folha na geladeira e nunca mais confundi compromissos, reuniões, consultas, eventos. Claro que essa solução serve para você visualizar somente o planejamento do mês corrente. Mas achei ela bem viável e indico para vocês.

Planilha Orçamentária
Essa ferramenta é fundamental para quem quer aprender a poupar dinheiro e enxergar exatamente o que recebe e o que paga. Eu mesma criei a minha atendendo as minhas necessidades, e fui adaptando conforme os gastos foram aparecendo. O importante é você adicionar o que recebeu no mês e separar tudo que pagou ou vai pagar: contas, cartão de crédito, despesas extras, alimentação, vestuário. No final, você terá uma previsão do que gastou e do que poupou. Se vocês quiserem, posso disponibilizá-la para downloads, comentem aqui!

Evernote
Essa ferramenta é simplesmente maravilhosa! Nela você faz anotações, listas, guarda imagens, guarda site da web, pode usar em todas as plataformas e compartilhar com quem quiser.
Utilizo muito para criar as minhas listas e para me organizar com as contas a pagar. Se você não conhece, corre e se cadastra porque ela é free. 


Realizando as metas

 
Fonte: Freepik

Essa é a melhor parte! Quando finalmente conseguimos realizar aquele sonho antigo ou aquela meta que apareceu do nada e precisava ser realizada. Tenho certeza que se você percorreu todo esse caminho, vai conseguir chegar lá e vai poder fazer o seu balanço de 2017 incluindo essa realização. Pense sempre positivo, seja confiante e principalmente, perseverante. Mesmo colocando no papel, usando todas as ferramentas existentes, acontecem imprevistos e eles vão te atrapalhar. O que você precisa ter em mente é que eles não podem te fazer desistir. Muitas vezes o caminho traçado, tem um obstáculo ou um desvio, e você precisa estar preparado para enfrentá-lo. Pense e mentalize seus sonhos, suas metas, tudo que você deseja e você vai chegar lá!

Boa sorte!
Pryscilla Silveira 

5 comentários:

  1. pois eu continuo escrevendo um papel e colando na porta do armário cada vez que abro, vejo as metas a serem cumpridas...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muitas metas, projetos e sonhos para o próximo ano, tanto que só o meu cérebro admnistrando tudo, não dou conta, por isso uso meus apps pra me ajudar. Mas de uma coisa eu sei, posso não lembrar de todas as tarefas, mas que vou conseguir alcançar meus objetivos, ah, vou sim. Afinal, esse é o movimento da vida. Amei o post e vou usar todas as dicas para facilitar as tarefas dos meus objetivos. Show!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Adriana!! Temos que nos lembrar das nossas metas sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Ellen. As ferramentas ajudam muito a transformar nossas metas em tarefas que podemos fazer no dia a dia!! Que bom que vc gostou do post! Beijão

    ResponderExcluir
  5. EU já uso essa ferramentas, mas a matéria me ajudou a colocar metas que eu consiga cumprir, porque sempre quero fazer muitas coisas de uma vez só e acabo tendo que protelar outras. Super dicas.

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.