Assuma a responsabilidade e mude - 9 dicas para te motivar!


Tenho certeza que já teve algum dia desse mês (quem sabe dessa semana?) que você se levantou e quis dormir mais! Não quis sair da cama na hora que o celular despertou, não quis tirar o pijama e tomar o café da manhã. Acertei?
É normal que de vez em quando aconteça isso, o problema é deixar que essas situações se tornem rotineiras. Quando estamos em conflito interno é comum que sejamos tomados pelo desanimo e cansaço, mas como não deixar que esses sentimentos tomem conta de você? Exercendo a sua motivação pessoal!
 

Motivação é o impulso interno que leva à ação na direção de um objetivo.

 A motivação faz uma pessoa ter um impulso para correr atrás de seus sonhos e objetivos. Muitas vezes, são os fatores externos que motivam um indivíduo, outras vezes, ele mesmo pode se sentir motivado, o que chamamos de motivação pessoal.  Você pode encontrar sua motivação de diversas maneiras, buscando soluções e novos caminhos para seus problemas e fazendo atividades que te deixam feliz.


Atualmente a motivação é bastante estudada por cientistas humanistas. O psicólogo americano Abraham Maslow, estudioso da motivação humana, propôs a “hierarquia de necessidades humanas”. Na imagem abaixo você pode visualizar melhor:


Fonte: Mood

 Na base da pirâmide encontramos as necessidades mais básicas: respirar, comer, dormir, etc. No segundo nível, temos a segurança: emprego estável, plano de saúde, casa própria. No terceiro nível, as necessidades do relacionamento humano: amizades, relacionamentos, sexo. No quarto nível reconhecimento: confiança, conquista, respeito dos outros. E, no topo da pirâmide, a realização pessoal: o que queremos ter ou realizar.
Maslow achava que, só quando uma necessidade fosse satisfeita, o ser humano teria necessidade da próxima.

"Você está hoje onde seus pensamentos o trouxeram e estará amanhã onde seus pensamentos o levarem" - James Allen.


Bom, agora que você já entendeu direitinho o que é motivação pessoal, vem comigo que vou te mostrar 9 dicas para te vão te transformar em uma pessoa muito mais motivada!

9 dicas para a motivação pessoal 

1 – Acredite em você

Para começar esse tópico, quero te pedir para assistir esse vídeo. Vale a pena, eu juro!
  Algumas pessoas tem facilidade em buscar algo em que acreditar, e para outras representa um tremendo esforço,  pois não tem a coragem necessária para ir em frente, ou até mesmo, não se acham merecedores de boas recompensas.  A coragem motiva  as pessoas a buscar, ousar, mudar e principalmente, acreditar. 
Para vencermos esses medos, precisamos mudar nossas crenças, colocarmos nossos sentimentos mais voltados pela razão e não tanto pela emoção. É preciso aprender a se soltar das experiências ruins do passado e começar a viver o presente. Reflita sobre os acontecimentos da sua vida, pense no que você acha que possa estar bloqueando o seu desenvolvimento pessoal.
Tenha um caderno de anotações, e tome nota de todos os problemas que você conseguiu identificar. Essa atitude poderá te ajudar a entender o que está te atrapalhando e te desmotivando a continuar lutando pelos seus sonhos.
Se você se sentir a vontade, não descarte a ajuda de um profissional, um coach por exemplo, ele pode te ajudar a traçar melhor a sua meta de desenvolvimento pessoal e vencer a sua desmotivação. 
Acredite em si mesmo, confie na sua capacidade e foque nos seus objetivos. Ter coragem é determinante para ter sucesso.

2 – Não reclame

Fonte: Freepik
Passar o dia ao lado de alguém que reclama de tudo não é nada agradável, não é mesmo? Imagina quanta energia negativa uma pessoa reclamona carrega junto com ela? Tenho certeza que não é esse tipo de energia que você quer ter ao seu lado!
Pessoas que reclamam muito podem ter baixa autoestima, o que é inimigo da motivação pessoal.
Substitua os pensamentos negativos em positivos, pode não parecer fácil no início, mas é um exercício diário.  
Com o tempo você vai sentir sua vida fluir melhor, a sua saúde vai melhorar, seus relacionamentos serão mais cordiais e as pessoas serão mais generosas com você. Lembre-se sempre que é você quem comanda a sua própria vida através dos seus pensamentos, das suas palavras e de suas ações. Suas atitudes mostram o que você pensa. Se você entender esse passo, poderá fazer uma grande mudança na sua vida familiar, social e profissional. 
 

3- Lute sempre essa é a melhor atitude

Você é mais forte do que você pensa!
Quantas vezes você já leu, ouviu e até mesmo repetiu essa frase para você mesmo?
Todos passamos por problemas e temos pedras em nossos caminhos, mas para vencê-las temos que enfrentar e quebrá-las com coragem e determinação. 
Muitas vezes, damos alguns passos para trás para dar um grande passo para frente e vencer um obstáculo. E esse passo é o que importa! O sucesso só acontece para quem sonha com ele, para aquele que só tem o olho no futuro. Acredite nos seus sonhos, siga em frente, mesmo quando tudo diz para você desistir. Quando tudo estiver dando errado, lute com fé, busque forças, pois quase sempre no exato momento em que pensamos em desistir, estamos mais perto do que nunca de alcançar nossos objetivos. 

4 – Tenha metas

Fonte: Freepik
A palavra chave é: lista! Muita gente não acredita, mas fazer uma lista com todas as suas metas, te ajuda a alcançar seus objetivos. 
Já foi provado através de estudos que esse simples ato de registrar os pensamentos no papel, faz com que tenhamos melhores resultados em nossos propósitos. Alcançar os objetivos demanda esforço, foco, disciplina e organização. Por isso, trace suas metas, e depois disso construa uma lista com as prioridades, determine prazos para cumpri-las. Separe cada etapa em subtarefas, assim você se sentirá mais motivado em ver tarefas simples de realizar e quando der conta, terá realizado uma meta.

Reconheça o lugar que você está e aonde quer chegar. Trabalhe com energia, foco e determinação, dessa maneira, você alcançará seus objetivos e nada vai te derrubar. 

5 – Invista em sua formação pessoal e profissional


Devemos estar sempre preparados para as oportunidades que aparecem. Quando menos esperamos, ela bate na nossa porta e para que ela não escape, temos que estar prontos!  Estude, faça cursos, invista em você! Mantenha-se informado, leia sempre as notícias do Brasil e do mundo, esteja antenado com o mercado, economia, marketing. Saiba trabalhar os relacionamentos pessoais e não esqueça de investir no marketing pessoal. Saiba vender seu trabalho, produto, serviço. Mostre para o mundo o quanto você é capaz! 

Um dos maiores objetivos do Valor em Casa, é ajudar você nessa parte. Queremos passar conhecimento e informação para que você se sinta capacitado e motivado a iniciar seu próprio negócio. Conte sempre conosco e acredite, você chega lá!
 

6 – Seja seu próprio líder

Fonte: Freepik
Já falei que ter foco e disciplina é essencial? Então vou repetir! Tenha foco e disciplina com suas atividades pessoais e profissionais!
Mantenha os pés no chão e crie expectativas mais realistas. Elas te darão mais segurança para enfrentar os riscos que vêm com os novos objetivos. 
Tenha paciência nas novas situações que vão surgir, não é fácil enfrentá-las. Compartilhe suas experiências e ideias e aprenda a ouvir.

“Nós temos dois ouvidos para escutar e uma boca para morder a língua.” – Gorbachev
Escutar e aprender, é uma sábia escolha. Aprenda em cada situação e saiba utilizar seus conhecimentos.
Aprenda a dizer não e questionar, mas sempre com muito respeito, pois ninguém é dono da verdade!  Cumpra o que prometeu e seja uma pessoa de palavra. Diálogo é uma palavra mágica, para a sua vida pessoal, familiar e profissional. Busque resultados, mas tenha em mente que perder também faz parte do jogo! Corrija seus erros o quanto antes e procure aprender com eles. Seja humilde e trate as pessoas com muito respeito. Jamais desista no meio do caminho e acredite sempre em você.


7 – Comemore as conquistas

Fonte: Freepik
 Cada conquista, uma comemoração! Escreva sempre que realizar um objetivo para que você visualize a dimensão do seu esforço. Com essa atitude poderá ver como essas conquistas foram tão importantes para você.
Não precisa de grandes comemorações, talvez um jantar em um local diferente ou presentear-se com aquele livro que você estava querendo comprar. São pequenas maneiras de festejar suas conquistas.


8 - Faça atividades que te deixam feliz 

Fonte: Freepik
Não há nada melhor do que fazer atividades que nos deixam felizes! Ouça sua música preferida, assista ao filme que você estava esperando lançar no cinema, faça um passeio com a família. Não precisam ser atividades que você vai gastar rios de dinheiro. Que tal dar valor as pequenos momentos? Como dizem, a felicidade está nas pequenas coisas. Um sorriso, uma música, uma flor, uma comida fresquinha, um encontro com amigos. 
Essas atividades vão renovar as suas energias e te ajudar a se sentir ainda mais motivado para conseguir realizar seus objetivos! 


9 - Busque por histórias motivadoras

Histórias de sucesso são muito motivadoras! Aqui no blog publicamos um post especial mostrando muitas mamães que conseguiram realizar seus sonhos e hoje tem seu próprio negócio. Que tal de inspirar nelas?
 Ver o sucesso de pessoas que passaram pelas mesmas coisas que você te ajuda a se sentir motivado. Isso acontece pois você reconhece que se aquela pessoa teve força e paciência, você também pode ter. E se ela atingiu o sucesso, você também pode atingir! E para te deixar ainda mais forte e motivado, deixo esse vídeo maravilhoso com histórias de superação. Impossível não terminar essa leitura mais animado e motivado para conquistar seus sonhos!

 

  Concluindo, o meu objetivo foi trazer para você um conteúdo que te deixe mais motivado a vencer seus medos, seus limites, suas crenças. Ultrapassar todas as suas barreiras e te mostrar que você é capaz! Que hoje, agora, você pode começar a listar todos os tópicos que você precisa para realizar o seu sonho! E não estou falando somente de trabalho, mas também de realização pessoal! De uma viagem, um curso no exterior, um relacionamento duradouro, engravidar no ano que vem, mudar o rumo da sua carreira! Você pode tudo que você quiser! Acredite e vença todos os seus limites! Estamos com você!

Um grande abraço

Pryscilla Silveira

  Fontes: http://motivacaoninja.com.br/primeiros-passos-para-motivacao-pessoal/   

http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/dicas-motivacao-pessoal/

18 comentários:

  1. Nossa que matéria linda em motivadora, e os vídeos emocionantes. Amei. Sinto rigorada a não desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você gostou Marusa! Fico muito feliz de saber que pude te motivar de verdade! Beijos

      Excluir
  2. olha esse post veio no momento certo, pois hoje acordei sem nenhuma motivação. Muito bom seu post parabéns ♥

    www.jusantiago.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Ju! Fico muito feliz de saber que pude te ajudar de alguma forma!! Beijos

      Excluir
  3. arrasou nas dicas, muuitas pessoas precisam dessa ajudaa!!! arrasou, um beijo :*

    www.beijosdavick.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, estava precisando de uma injeção de ânimo mesmo!
    Parabéns pelo post! Ajuda muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, fico super feliz de saber que pude te ajudar de alguma maneira!! Um grande beijo

      Excluir
  5. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, vejo muita gente que reclama e reclama mas não se dá ao trabalho de se mexer e ir atras de objetivos que provavelmente ela nem sabe o que é rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a maior verdade isso Erica! Se não estamos felizes, precisamos nos mexer para mudar tudo!

      Excluir
  7. Adorei este post, ele nos ajuda a enfrentar e nos tornar motivados. Algumas dicas são ótimas para nossas conquistas tanto no trabalho quanto pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana o objetivo é esse mesmo, ajudar em todos os aspéctos!! Beijos

      Excluir
  8. Ótimas dicas !!! Com certeza, devemos sempre seguir esse conselhos, ter sempre em mente !!! Boa sorte !!! bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lorena! Fico feliz de saber que vc gostou! Beijo

      Excluir
  9. Amei as dicas, o mais difícil é não reclamar, eu tento me policiar, mas sempre me pego reclamando de algo e isso não ajuda em nada.
    Ótimo texto para esse ano tão complicado para muitas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sempre fui muito reclamona Agatha! Mas ultimamente estou tentando policiar e ao invés de reclamar, agradecer! Isso faz a gente mudar muito nossa visão de tudo!! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Para ler em seguida

É um site sobre empreendedorismo materno e digital, criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores e profissionais do ramo.

Copyright (C) 2017

Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MeuBlogPronto Serviços Digitais

Leitores

Junte-se a todos os leitores do Valor em Casa. Assine!