10 DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ INICIAR O SEU EMPREENDEDORISMO MATERNO - Blog de empreendedorismo materno | Valor Em Casa

22 de setembro de 2016

10 DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ INICIAR O SEU EMPREENDEDORISMO MATERNO

O QUE É EMPREENDEDORISMO MATERNO

Já foi o tempo em que a satisfação da grande maioria das mulheres era ser mãe e esposa dedicada. Sim eu disse grande maioria, porque ainda à mulheres que preferem ser dona de casa, e não à nenhum mal nisso.

A mulher, intitulada como "Mulher Moderna" mostrou ao mundo, que pode muito bem cuidar do lar e ter uma carreira, e diga-se de passagem muito bem sucedida.
Imagem autor desconhecido
Mas com as modificações que foram ocorrendo em nossa vida, não só no âmbito pessoal e social, mas principalmente no âmbito profissional o nosso tempo foi se tornando escasso.
Os centros comerciais onde a concentração de trabalho é maior e os salários melhores, trouxe consigo grandes desafios, e um bom exemplo disso é o transito, que toma grande parte do nosso tempo.
Imagem autor desconhecido
E a mulher moderna que agora é mãe se vê numa via de mão dupla, voltar para uma jornada de trabalho insana de mais de 8 horas ou deixar o trabalho mesmo sabendo que a sua rentabilidade é uma das peças chaves para fechar o orçamento do mês.
É Exatamente deste beco sem saída que surge o termo "empreendedorismo materno", que é toda a atividade empreendedora relacionada diretamente à maternidade.
Imagem autor desconhecido
O empreendedorismo materno e a maneira que a mulher moderna e agora mãe encontrou de não abrir mão de sua independência financeira, ter uma carreira e ficar mais perto dos filhos.

10 DICAS PARA INICIAR O SEU EMPREENDEDORISMO MATERNO

1 - Faça o que você gosta
A primeira dúvida que surge é; O que eu vou montar? Com que devo trabalhar?
Diante desta dúvida cruel a dica é, busque inspirações nas suas paixões, no que você mais gosta de fazer, em algum talento que as pessoas sempre comentam ou admiram. Tudo isso pode se tornar um negócio.


2 - Busque o apoio da família

Começar a empreender envolve toda a família que convive com você, por isso, converse bastante com todos, mostre quais as mudanças que serão necessárias, lembre-se que todo começo é difícil e por isso o apoio da família é fundamental.


3 - O que as pessoas necessitam?
Quais são as necessidades das pessoas? Eu tenho a solução, e essa solução pode ser o inicio de um negocio, busque conversar com as pessoas para conhecer as necessidades delas e faça uma lista, quem sabe o seu negocio está nesta lista.


4 - Seja objetiva, tenha foco e paciência
Não complique a sua vida com planilhas complexas, software difíceis de usar e plano de negócios complicados, deixe tudo simples e claro. A internet oferece muitas opções gratuitas de gestão financeira e controle de cliente.
Trabalhar em casa exige muita responsabilidade e pouco tempo para trabalhar, por isso, quando tiver tempo será preciso aproveitá-lo com qualidade e da melhor forma possível.


5 - Elabore um Plano de Negócios
É fundamental que você elabore um plano de negócios, para aproveitar e colocar em pratica todas as idéias que tem em mente e dessa forma. Você pode começar o seu plano de negócios com as seguintes informações:
  • Qual o meu negocio?
  • Qual solução ele oferece?
  • Quem é o meu cliente?
  • De que forma irei oferecer o meu serviço/ produto?
  • Qual será o preço?
  • Em quanto tempo terei retorno financeiro?
  • Quanto eu posso investir?
  • O quanto ele vai tomar do meu tempo?
  • Como será a divulgação?
  • Quais serão os meus desafios?
  • Quais as soluções?



6 - Use a internet a seu favor

Na internet você encontra todo tipo de informação gratuita, alem disso, nela você pode fazer uma rede de contatos, clientes e ainda ela pode ser a sua principal fonte de renda e trabalho.



7 - Pesquise para ter certeza que o seu negocio pode dar certo
Faça um teste pesquisando quantas pessoas procuram pelo serviço/ produto que você está oferecendo. Para isso você pode utilizar uma ferramenta gratuita do Google, o Google Adwords, através de palavras chaves você pode identificar quantas pessoas buscam pelo serviço/ produto que você está iniciando.


8 - Faça um lista com todas as funções que você ocupa
Fazendo uma lista com as funções que você ocupa ou faz no dia a dia você pode verificar quais destas funções podem ser deixada de lado por um tempo sem que traga prejuízos.


9 - Anote tudo
E importante que você tenha anotado tudo que for gastos, investimentos e lucros e nunca misture as finanças pessoais com as finanças da empresa, pois assim, você terá como medir se o negocio está dando certo e acaba por sentir-se motivada.


10 - Procure uma rede de amigas(os) empreendedores
Use o Facebook para encontrar grupos de empreendedores, lá você pode trocar experiências, adquirir dicas e até mesmo conseguir auxilio em algumas decisões.


Pensar em empreender pode gerar medo, porque traz consigo muita liberdade e responsabilidade, por isso, deixe tudo organizado, busque informações, converse com outras pessoas e estude.
Além disso, ter um negocio próprio exige dedicação, principalmente no inicio onde tudo é mais complicado, até porque alguns setores demoram para ter retorno.
Se você se encaixa na mãe que contribui ou é totalmente responsável pelas finanças da casa e no momento não pode esperar pelo lucro do seu negocio, então vá devagar, tente levar as duas atividades em conjunto ou reserve um valor suficiente para deixá-la tranquila financeiramente até a empresa começar a gerar retorno financeiro.
Essas são algumas dicas para te incentivar a começar o seu empreendedorismo materno, eu poderia descrever uma lista enorme, mas vamos com calma, afinal de contas, aqui já tem bastantes dicas para colocar em pratica e elas iram exigir bastante do seu tempo.
Até a próxima
Marusa Garcia

4 comentários:

  1. Adorei as dicas Marusa. Começar a empreender exige muita disciplina e com certeza essas dicas vão ajudar muitos as mulheres que querem ter uma independência financeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdeda Pryscilla, senão houver disciplina e perseverança nada vai para frente. Beijos

      Excluir
  2. Que dicas incríveis! Acho que é o ponto inicial para todo mundo que quer começar a empreender. Parabéns Marusa, post sensacional! Ellen

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.