10 Documentários que provam que Você É O Que Você Come


Algumas pessoas me perguntam o motivo pelo qual eu, depois de adulta, escolhi ser vegetariana. Eu sempre respondo que os motivos são tão óbvios para qualquer pessoa, entre os quais a minha repulsa por comer outros seres-vivos. 
A reação é sempre igual, tanto que eu nem me surpreendo mais. Na maioria das vezes, as pessoas me questionam, quase me intimam, dizendo que, 'se eu como plantas, eu também como outros seres-vivos'. Sim, é claro que uma planta está viva! Mas uma planta nunca deitou do meu colo e nem me esperou na porta de casa e muito menos teve que amamentar seus 'filhotes', nenhuma planta nunca ficou triste porque eu chamei a atenção dela. Em geral, nunca vi uma planta esboçar algum sentimento, e se um individuo para ser um SER (penso eu não os gregos e nem Platão) precisa SENTIR, logo uma planta não é um ser, mas um vegetal, concorda? Se eu estou certa ou não, há motivos suficientes abaixo para você acreditar que comer carne não é tão saudável assim. Se não é pelo ser, é pela saúde que eu deixei de consumir esse alimento, e se não for pela saúde, é pelo Planeta que se deteriora a cada vez que alguns quilos de carne são produzidos, quer saber o motivo? Assista os documentários abaixo!
1. Muito além do Peso (Way Beyond Weight)
Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças que antes só existiam em adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. Esse documentário discute por que boa parte das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.
2. A Carne é Fraca
Esse documentário mostra aspectos da indústria da carne de aves e gado que normalmente não são divulgados. Através de depoimentos de técnicos ambientais, médicos, pediatras e de jornalistas, ele nos possibilita entender a realidade de como e por que comemos.
3. Terráqueos (Earthlings)
Talvez, desta lista, é o documentário que contém as imagens mais impactantes sobre como os animais são tratados até chegarem ao nosso prato. É um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico).
4. Garfos ao invés de Facas (Forks over Knives)
Esse documentário, talvez, seja o que traga o maior número de dados substanciais para a mudança de um novo paradigma alimentar. Apesar dos avanços das tecnologias médicas, o ser humano se encontra cada dia mais doente. Cerca de 50% da população dos EUA toma, ao menos, um remédio receitado e as cirurgias de grande porte viraram rotina. Doença cardíaca, câncer e AVC são as três principais causas de morte no país, mesmo gastando-se bilhões anualmente para combatê-las. Os dados científicos mostrados nesse documentário são impactantes e instigantes.
Acesse o site para ver os dados e assistir ao documentário clicando AQUI


5.  Uma Verdade Mais que Inconveniente (Meet the Truth)
Meat the Truth é um documentário que fala sobre o porquê tem se ignorado, repetidamente, uma das mais importantes causas da mudança climática no mundo: a pecuária intensiva. O documentário demonstra com dados estatísticos que a criação de gado gera mais emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo que todos os carros, caminhões, trens, barcos e aviões somados. O título é uma provocação ao documentário de Al Gore e o porquê do ex-vice-presidente dos EUA não mencionar coisa alguma sobre o dano ecológico da pecuária intensiva no seu filme.

6. O Alimento é Importante (Food Matters)
Esse documentário é extremamente provocativo sobre diferentes aspectos dos nossos hábitos alimentares. Ele é contrário ao argumento da medicina moderna de que existe uma pílula para cada doença (a pill for every ill). Esse filme propõe educação e não medicação como uma forma de melhorar a vida do indivíduo.
7. Comida S/A (Food Inc)
O documentário concorreu ao Oscar em 2010. É um filme que traça muito bem o perfil sobre como são criados e abatidos os animais pela indústria de carnes, utilizando de excessos de hormônios e antibióticos. Através de entrevistas com pessoas que mudaram seus hábitos alimentares, ele também aponta possíveis soluções.
8. Plane at (Planeat)
O documentário fala da historia de três homens que dedicaram as suas vidas para descobertas de uma dieta alimentar que seria a mais indicada para o ser humano. Ele apresenta uma variedade de alimentos que são verdadeiramente importantes para a saúde e o meio ambiente. Esse documentário serviu de “matéria-prima” para o filme Forks over Knives.
          Acesse o site para ver os dados e assistir ao documentário clicando AQUI


9. Faminto por Mudança (Hungry for Change)
Dos mesmos diretores e produtores de “Food Matters”, esse é mais um filme que, de forma bem clara, dá importantes argumentos para mudança de hábitos alimentares. Esse documentário mostra que, nós educando sobre o que se come e de onde vem a comida, nos podemos ter o controle da nossa aparência, da nossa saúde e da nossa vida.

Acesse o site para ver os dados e assistir ao documentário clicando AQUI


10. Gordo, Doente e Quase Morto (Fat, Sick and Nearly Dead)
Finalizo essa seleção com um documentário leve, mas inspirador. O documentário fala da saga de alguns personagens que, através da mudança de hábitos e da alimentação, conseguiram mudar as suas vidas e contornar doenças físicas e emocionais.
Para assistir esse documentário com legenda clique AQUI

Inspirado no texto de Constantino Olivare


Se você se preocupou em assistir a pelo menos um vídeo, você pôde entender o prejuízo que a alimentação inadequada, nesse caso, com carne, pode fazer, ou melhor, faz com o organismo do ser-humano. Ao longo dos tempos, isso só vem piorando, graças aos condimentos que encontramos juntos com essa carne toda. Pense melhor, reflita, estude e veja o que é melhor para você e para o meio ambiente.

Sim, mesmo que a sua opinião seja contrária à minha, quero muito saber (não se preocupe, jamais vou debater com você), qual é a sua opinião? Me conta aí!

              Ellen Luz



Ein, psiu! Não esquece de deixar um comentário bem bonitinho pra incentivar a blogueira a fazer um próximo post beeemm legal como esse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Para ler em seguida

É um site sobre empreendedorismo materno e digital, criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores e profissionais do ramo.

Copyright (C) 2017

Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MeuBlogPronto Serviços Digitais

Leitores

Junte-se a todos os leitores do Valor em Casa. Assine!