O Medo na Adolescência I

julho 09, 2016

Foto: Blog AlbaPeresGuerra
OI GENTEMMM, saudades de vocês, fico ansiosa aguardando meu momento por aqui. Então, vamos que vamos dá continuidade à SÉRIE: MEDO NA ADOLESCÊNCIA
No post anterior, descrevemos um pouco do universo do adolescente, este que apresenta dúvidas, curiosidade, adaptações e exigências a um ser que há pouco tempo era uma criança dependente, e agora um ser que precisa decidir e agir muitas vezes sem o seu tempo adequado para o raciocínio e tomada de decisão.

Relembrando, que o medo é um sentimento manifestado desde a infância com o processo de aprendizagem no mundo em qualquer ciclo social, momento de conhecimento e adaptação ao desconhecido. E na fase da adolescência, momento em que o lado emocional está à flor da pele, devido às turbulências emocionais e assim muitas das escolhas dos adolescentes são feitas de maneiras precipitadas e errôneas, começa a manifestar o sentimento medo, este, diferente do medo da infância.

"o medo é um sentimento manifestado desde a infância, com o processo de aprendizagem no mundo, em qualquer ciclo social"

Agora, este ser adolescente vive em um novo mundo, que o apresenta constantes desafios, sejam estes relacionados a problemas reais ou a situações imaginárias, este mundo que espera dele respostas adequadas em várias situações. O adolescente se encontra ainda, em fase de adaptação a determinadas situações que surgem em sua vida, sejam estas, relacionada ao convívio com o sexo oposto, aos novos colegas, aos novos ambientes, as novas aventuras, as novas experiências e novas ações.

E os medos que surgirão nesta fase serão relacionados a este novo mundo, surge então o medo de:
  • Lugares e pessoas estranhas.
  • Rejeição social.
  • Aparência física.
  • Morte.
  • Primeiro encontro, seja o primeiro beijo ou relação amorosa.
  • Ser assaltado.
  • Escolha da profissão do futuro.
  • Engravidar ou ser pai.
Então gentemmm, estes são alguns dos medos que o adolescente pode manifestar, e no próximo post, abordaremos "Como os adolescentes podem manifestar estes medos". Aguardo vocês e gostaria que nos contassem se existem outros medos que não foram relacionados no post, contem para nós se você vivenciou alguma experiência relacionada ao medo.

Até Mais.


Ana Paula Silva Crispim é pós-graduada em Metodologia em Enfermagem e professora de Ciências em MG. Além de trabalhar com crianças de 09 à 14 anos, ela é mãe e dona do blog Troca de Livros.




Ein, psiu! Não esquece de deixar um comentário bem bonitinho pra incentivar a blogueira a fazer um próximo post beeemm legal como esse!


Acho que você também vai gostar de ler estes:

2 comentários

  1. supere importante esta abordagem, valeu! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ser adolescente não é fácil acho que esta ainda mais difícil hoje em dia onde todo mundo quer estar em um grupinho! Legal ter abordado este tema aqui no blog.
    Beijos

    http://www.casalsobrerodas.com.br

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Copyrigth @2017

É um site sobre variedades. Criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores, mães e a minha, é claro.