Dicas de empreendedorismo para quem sonha em abrir o próprio negócio - Valor Em Casa | Blog de cotidiano | Ellen Camargo

Dicas de empreendedorismo para quem sonha em abrir o próprio negócio

Empreender não é tarefa fácil, apesar da vontade constante de se tornar o próprio chefe, abrir uma empresa, e mantê-la funcionando é bastante complicado. Dados mostram que no Brasil, são muitas as empresas fecham antes dos 5 anos. 

Se mesmo assim, a vontade de ter o próprio negócio é forte em você, se liga nestas dicas que separamos para quem quer empreender.


  1. Estude o Mercado
Conhecer onde está se metendo é sempre uma boa ideia quando se pretende abrir uma empresa. Negócios abertos por quem já trabalhou na área, mesmo que como empregado, traz experiência e garante uma vantagem competitiva, mais do que você teria se arriscando em um mercado completamente desconhecido. Isso não significa que por já conhecer o meio, você está coberto, manter -se sempre atualizado é uma das chaves do sucesso.

  • Melhore com o tempo
Uma ideia incompleta post em prática, é melhor que uma ideia perfeiçoada que fica para sempre no papel. Dar o primeiro passo é sempre importante, e mesmo que o negócio não esteja 100%, com o tempo você vai aperfeiçoá-lo, inclusive com insights que teve durante o processo, coisa que seria impossível se sua empresa ainda estivesse na gaveta.
  • Procure nichos
Você, como consumidor, já sentiu a falta de um produto ou serviço? Essa pode ser uma boa maneira de começar a empreender. A empresa Zenfrete, por exemplo, surgiu quando seus fundadores sentiram falta de um serviço prático que facilitasse a busca, negociação e contratação de fretes e carretos para pequenos transportes.

  • Tenha paciência 

É comum que o empreendedor, principalmente no começo da empresa, mas é importante que você acredite e persista. Mesmo que o negócio não dê certo de primeira, vale apostar em outro caminho até que você encontre a sua direção. Busque ajuda especializada, como o Sebrae, outras empresas incubadoras e não pare de estudar. Busque conhecimento e continue acreditando no seu sonho.




Bruna Martinez da equipe do ZenFrete.

3 comentários:

  1. Adorei materia.. Comecei a ser empreendedora em 2010 e encontrei o meu caminho a partir dai.. desejo que todos encontre prazer em seu trabalho e consigam tirar o sustendo da sua familia disso.. um beijo para todas. Rosi Feliciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já é uma mulher de sucesso Rosi, te desejo muito mais! Um beijão e um ótimo findé.

      Excluir
  2. A adolescência é mesmo uma das fases mais complicadas. São muitas mudanças, tanto física quanto psicológica. Acho bem legal abordar sobre!
    Muito sucesso com seu blog! Abraço! S2

    _Garota De Personalidades!

    ResponderExcluir

Oi. Se você gostou dessa matéria, não deixe de opinar a respeito, aqui nós respeitamos a liberdade de expressão. Se faltou alguma informação, mande o seu conhecimento, assim podemos ajudar mais e mais pessoas. Obrigada pela visita!