Dicas de empreendedorismo para quem sonha em abrir o próprio negócio - Blog de empreendedorismo materno | Valor Em Casa

13 de abril de 2016

Dicas de empreendedorismo para quem sonha em abrir o próprio negócio

Empreender não é tarefa fácil, apesar da vontade constante de se tornar o próprio chefe, abrir uma empresa, e mantê-la funcionando é bastante complicado. Dados mostram que no Brasil, são muitas as empresas fecham antes dos 5 anos. 

Se mesmo assim, a vontade de ter o próprio negócio é forte em você, se liga nestas dicas que separamos para quem quer empreender.


  1. Estude o Mercado
Conhecer onde está se metendo é sempre uma boa ideia quando se pretende abrir uma empresa. Negócios abertos por quem já trabalhou na área, mesmo que como empregado, traz experiência e garante uma vantagem competitiva, mais do que você teria se arriscando em um mercado completamente desconhecido. Isso não significa que por já conhecer o meio, você está coberto, manter -se sempre atualizado é uma das chaves do sucesso.

  • Melhore com o tempo
Uma ideia incompleta post em prática, é melhor que uma ideia perfeiçoada que fica para sempre no papel. Dar o primeiro passo é sempre importante, e mesmo que o negócio não esteja 100%, com o tempo você vai aperfeiçoá-lo, inclusive com insights que teve durante o processo, coisa que seria impossível se sua empresa ainda estivesse na gaveta.
  • Procure nichos
Você, como consumidor, já sentiu a falta de um produto ou serviço? Essa pode ser uma boa maneira de começar a empreender. A empresa Zenfrete, por exemplo, surgiu quando seus fundadores sentiram falta de um serviço prático que facilitasse a busca, negociação e contratação de fretes e carretos para pequenos transportes.

  • Tenha paciência 

É comum que o empreendedor, principalmente no começo da empresa, mas é importante que você acredite e persista. Mesmo que o negócio não dê certo de primeira, vale apostar em outro caminho até que você encontre a sua direção. Busque ajuda especializada, como o Sebrae, outras empresas incubadoras e não pare de estudar. Busque conhecimento e continue acreditando no seu sonho.




Bruna Martinez da equipe do ZenFrete.

3 comentários:

  1. Adorei materia.. Comecei a ser empreendedora em 2010 e encontrei o meu caminho a partir dai.. desejo que todos encontre prazer em seu trabalho e consigam tirar o sustendo da sua familia disso.. um beijo para todas. Rosi Feliciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já é uma mulher de sucesso Rosi, te desejo muito mais! Um beijão e um ótimo findé.

      Excluir
  2. A adolescência é mesmo uma das fases mais complicadas. São muitas mudanças, tanto física quanto psicológica. Acho bem legal abordar sobre!
    Muito sucesso com seu blog! Abraço! S2

    _Garota De Personalidades!

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.