A Hepatite C tem cura? Sintomas e prevenção.

dezembro 08, 2014


Hoje eu participei de uma campanha muito legal aqui na minha cidade. A Campanha contra a Hepatite C.
Médicos e enfermeiros voluntários do programa Receita de Vida se reuniram para fazer um mutirão de testes em pleno calçadão de Osasco. Armaram tenda e forneciam o teste através de um cadastro rápido do paciente.

Muitas pessoas participaram, tanto que, durante o dia todo, havia uma pequena fila no local. Infelizmente, algumas pessoas passavam batido, sem dar a menor importância, e outras (como é o caso da minha mãe), têm pavor de agulhas, enfim, sem chance de realizar o exame. Mas eu fiz, e gostei de saber que estou em perfeita saúde, pelo menos com relação a esse vírus tão mortal. Uma picadinha no dedo, não dói nada, viu mãe!
Bom, o assunto está muito bom, mas deixa eu explicar melhor.
A hepatite C é uma doença causada pelo vírus VHC. Esse vírus provoca inflamação crônica no fígado, que pode ocasionar cirrose ou câncer, com perda da função do fígado, e requerer transplante como tratamento.
O comprometimento do fígado pode levar a diversas condições graves, como:

  • cirrose;
  • confusão mental;
  • vômito com sangue;
  • câncer no fígado.
Além dessas complicações, a infecção pelo vírus da hepatite C pode causar alteração:
  • da função da tireoide;
  • das células sanguíneas;
  • da pele.

"A hepatite C é um doença silenciosa, por isso, é necessário fazer exames preventivos para evitar as complicações futuras que a doença pode causar."

Mas como prevenir essa terrível doença?
Primeiro você deve saber quais são as formas de contágio, pois é o primeiro passo para se prevenir.
O contágio da doença se dá por meio de contato com sangue contaminado. Portanto, o ideal é:
  • Não compartilhar instrumentos que possam causar eventuais feridas, como barbeadores e escovas de dente;
  • Se for fazer tatuagem, assegurar que o estúdio onde onde você fará, utiliza materiais descartáveis (agulhas, tinta etc), o mesmo serve para piercing;
  • Vai fazer as unhas no salão? Leve e utilize seu próprio alicate e outros instrumentos.
  • Nunca compartilhe agulhas e seringas;
  • Sempre utilize preservativo nas relações.
A hepatite C é chamada de doença silenciosa, porque os sintomas são bem comuns e podem ser confundidos com outras doenças de menor importância. Quer ver? Se uma pessoa te dissesse que está com os sintomas abaixo, você seria capaz de distinguir de imediato que era hepatite?
  • cansaço;
  • febre;
  • enjoo e vômitos;
  • lesões na pele;
  • perda de apetite.
Por isso o diagnóstico é feito através de um exame de sangue, pois só assim é possível dizer com certeza se é ou não hepatite C. Esse exame confirma a presença de anticorpos contra o vírus, porém são necessários outros exames para comprovar a infecção crônica. Por exemplo, exame de enzimas do fígado, teste de detecção de carga viral e biópsia. O médico só vai solicitar esses exames se a amostra de sangue apresentar resultado positivo para o vírus.
O quê fazer se der positivo? Não se desespere, atualmente existem tratamentos disponíveis para a hepatite C crônica, com chances altas de cura. Por isso, se você fizer um exame e o resultado der positivo, procure um médico imediatamente e inicie o tratamento, quanto antes ele for iniciado, melhor.[]



Você gosta do blog? Então inscreva-se para receber as matérias no seu e-mail


Acho que você também vai gostar de ler estes:

5 comentários

  1. Muito boa estas informações Ellen.
    Meu pai teve hepatite C adquirida através de transfusão de sangue, pois há alguns anos atrás não se fazia o rastreamento da hepatite c no sangue do doador. Hoje pra quem vai necessitar de transfusão, o sangue dos doadores já é analisado.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus a medicina evoluiu bastante. E como seu pai está hoje? Espero que muito melhor. A informação é a melhor ferramenta. Que bom que vc gostou, espero ajudar muitas pessoas com essas informações. Obrigada pelo comentário. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen, meu pai viveu muitos anos depois que descobriu que tinha hepatite C. Pois ele seguia a risca toda orientação médica. Mas hoje infelizmente ele já não está entre nós. Mas posso te afirmar que mesmo estando com o vírus ele era um homem muito ativo e trabalhador.
      Beijos Ellen!

      Excluir
  3. tive hepatite da mais simples, sem saber, só soube qdo fui doar sangue...o que não posso fazer mais por causa dela
    passando para desejar excelente final de semana, com muita saúde, amor e paz
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Dri, por isso a exame preventivo é tão importante. Ótimo FDS tbm. Beijos

      Excluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Copyrigth @2017

É um site sobre variedades. Criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores, mães e a minha, é claro.