Carboxiterapia - Valor Em Casa | Blog de cotidiano | Ellen Camargo

Carboxiterapia

Olá minhas flores! Quer uma dica de tratamento eficaz para reduzir a gordura localizada? Pois bem, eu dou. A um ano eu faço um tratamento maravilhoso com Carboxiterapia. Quem me acompanha aqui no blog sabe, pois até rolou uma parceria com a Emagrecentro (lembre aqui). E como está sendo bom para mim, vim indicar a vocês.
Nada melhor do que profissionais da área para explicar como esse tratamento funciona, e no site Minha Vida dois profissionais nos contam como e quando esse tratamento é indicado.

Em primeiro lugar, o que é a carboxiterapia?
A carboxiterapia é um tratamento estético realizado através da infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele. O método é usado desde 1777 para tratamentos da pele e, desde as primeiras observações científicas, mostrou eficácia em regeneração dos tecidos e melhora da circulação sanguínea.                                                                                 
Como ela é aplicada?
A carboxiterapia é feita com o uso de um aparelho acoplado a um cilindro de gás carbônico medicinal. Este equipamento regula a vazão do gás (que pode atingir, no máximo, 80ml de gás por minuto) para uma seringa com agulha de calibre mínimo. A profundidade da aplicação da agulha varia em cada caso. "Para tratamento de celulite a agulha é inserida entre a pele e a gordura, já no tratamento da estria, o gás carbônico é aplicado dentro da cicatriz", explica o cirurgião plástico André Colaneri, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Foto: Elas por Ella
E pra quê serve?
O gás carbônico atua dilatando os vasos sanguíneos e estimulando a formação de novos vasos sanguíneos, promovendo melhor irrigação de sangue nos tecidos e, consequentemente, melhor oxigenação da região tratada. O gás carbônico atua também no rompimento de fibroses do tecido subcutâneo. Alguns estudos mostram o favorecimento de formação de colágeno e elastina e efeito lipolítico (quebra das células de gordura) decorrente da carboxiterapia.

Qual é a indicação?
O doutor André Colaneri recomenda, principalmente, o uso da carboxiterapia para o tratamento da celulite. "O desenvolvimento da celulite passa por três fatores: edema, gordura e fibrose - a carboxiterapia é o único tratamento que atua nesses três níveis", explica. 

O edema é resolvido pela dilatação dos vasos e otimização da circulação, a fibrose é rompida pela injeção de gás, e a gordura mais facilmente queimada pelo aumento do metabolismo que ocorre no local. "É o tratamento mais completo em comparação com outros, como endermologia e drenagem linfática, por exemplo". 

Mas porque é tão eficaz?
No caso da estria, o gás carbônico atua distendendo o tecido desta cicatriz - a elevação visível durante o tratamento. O descolamento preenche essa região de gás carbônico e estimula a formação de colágeno no local. André Colaneri conta que os benefícios são muito mais visíveis para estrias novas, avermelhadas. Estrias brancas são mais antigas e fibras elásticas que já estão totalmente rompidas não se regenerarão. Da mesma maneira a carboxiterapia atua no tratamento de cicatrizes e no tratamento de fibroses decorrentes de cirurgias plásticas, como a lipoaspiração, por exemplo. "O ácido carbônico rompe a fibrose e ameniza irregularidades". 

Foto: Moda você de olho em Tudo
Carboxiterapia para diminuir as olheiras?
A dermatologista Daniela Landim, pós-graduada em medicina estética, conta que, no caso das olheiras, a carboxiterapia estimula a melhora da circulação e formação de novos vasos sanguíneos que amenizam a aparência escurecida. Para a flacidez da pele, o benefício está na formação de colágeno e elastina. 

Quais profissionais podem aplicar o tratamento?
Por se tratar de um procedimento invasivo - que perfura a pele através da injeção - a carboxiterapia só pode ser realizada por médicos. A sugestão do cirurgião plástico André Colaneri é que a carboxiterapia seja feita por profissionais especializados em estética, como o dermatologista e o cirurgião plástico.


Quais são as contraindicações?
A carboxiterapia está contraindicada em casos de infecção ativa na região a ser tratada e doença pulmonar que cause retenção de gás carbônico, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).


Até quantas sessões podem ser aplicadas?
Os resultados aparecem progressivamente e são mais visíveis entre cinco e dez sessões de carboxiterapia. Em cada caso é recomendada uma periodicidade. De maneira geral, o tratamento para celulite pode ser feito em dias alternados e a carboxiterapia para estrias e cicatrizes deve ser feita uma vez por semana. Em cerca de 20 minutos o gás carbônico é absorvido pelo corpo, portanto, não há acúmulo deste na pele. É possível tratar mais de uma região por sessão, de acordo com critério médico.


E os resultados?
Os resultados são mais pronunciados para graus iniciais de celulite, em casos avançados o tratamento traz resultados mais discretos. O cirurgião André Colaneri lembra que nenhum tratamento é capaz de eliminar completamente a celulite, apenas é possível amenizá-la. 

Os resultados podem permanecer por tempo indeterminado, dependendo dos hábitos de vida do indivíduo. Pessoas com hábitos saudáveis, que se exercitam regularmente, têm alimentação balanceada e estão dentro do peso normal apresentam menor recorrência do problema. Assim vale para o agravamento da celulite e aparecimento de novas estrias. 
O doutor André Colaneri lembra que mulheres tem maior propensão, devido aos hormônios femininos, ao desenvolvimento de celulite, por isso são mais suscetíveis ao seu reaparecimento. O especialista recomenda ainda sessões esporádicas para manutenção da carboxiterapia.

A plicação doí?
A carboxiterapia costuma ser um tratamento doloroso. A dor ocorre devido à injeção, a aplicação do gás e à distensão dos tecidos (no caso das fibroses, por exemplo). A dor costuma ser maior quando o gás é aplicado em temperaturas mais baixas, alguns equipamentos aquecem o gás.

"Como a técnica é feita com injeção, podem ocorrer pequenos hematomas com resolução em poucos dias", explica a dermatologista Daniela Landim. Nesse caso a dermatologista recomenda o uso de proteção solar até que o hematoma desapareça, evitando manchas. Casos de embolia gasosa (bloqueio de vaso sanguíneo por gás) só ocorrem caso a técnica seja mal feita e atinja um vaso sanguíneo. A dermatologista Daniela Landim lembra que o gás próprio para o procedimento é atóxico e não embólico.
Não são necessários cuidados especiais antes ou depois do tratamento.                               

Preço
Viu, minha flor, é possível tratar a gordura localizada, a celulite e as estrias num tratamento só. Ah, o que os médicos não falaram é do preço, em médica R$800,00 por 10 sessões, dependendo da clinica que você for realizar.

Eu nunca tive tanta celulite, estrias eu não tenho, acho que é de família, pois a minha avó e minha mãe também não tiveram estrias.  E eu pratico exercício físico regularmente, acho que isso contribui muito para que o meu corpo esteja sempre em dia. Além da Carboxiterapia, eu também faço outros tratamentos estéticos, mas eu volto pra falar disso em outro post.
Por hora, fica a minha dica para quem estava procurando um tratamento estético eficaz. Invista em você, no seu bem-estar e seja feliz![]

Leia também:

Hidratação da pele



Veja mais dicas sobre saúde toda segunda-feira aqui no BLOG.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais. Tem uma sugestão? Deixe seu comentário e nos ajude melhorar ainda mais. 



Estou dando de presente para 15 leitoras 10 sessões de depilação a laser e NÃO tem sorteio.
Quer participar? Curta a página do blog AQUI e a página do Espaço Laser AQUI e convide seus amigos para curtirem também. Se apenas 5 deles curtirem as duas páginas, pronto, você já ganha as 10 sessões para a área das áxilas, sem sorteio. Lembrando que são para as 15 primeiras pessoas que curtirem as paginas e os amigos curtirem também.
Ah, deixe o seu e-mail e endereço da sua página no facebook aqui nos comentários para eu te mandar o cupom, que você deverá imprimir e levar no dia agendado lá na Espaço laser do West Plaza.
ATENÇÃO: seus amigos precisam deixar um comentário na página do blog dizendo: "indicado por (seu nome)" e na página da Espaço Laser, eles precisam comentar: "indicado por Ellen Luz Blog".
Infelizmente, meninas, essa promoção é válida apenas para quem mora em São Paulo.

2 comentários:

  1. Pois meu problema é muita celulite e flacidez e parece pelo que foi dito que a carboxiterapia não resulta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga, a Carboxiterapia vai ajudar, mas para amenizar o problema da flacidez e das celulites, o melhor mesmo são os exercícios e uma dieta regular com boa alimentação. Espero ter ajudado. Beijos.

      Excluir

Oi. Se você gostou dessa matéria, não deixe de opinar a respeito, aqui nós respeitamos a liberdade de expressão. Se faltou alguma informação, mande o seu conhecimento, assim podemos ajudar mais e mais pessoas. Obrigada pela visita!