Como consumir o fruto da Jurubeba, muito além do conhaque. - Blog de empreendedorismo materno | Valor Em Casa

9 de março de 2014

Como consumir o fruto da Jurubeba, muito além do conhaque.

Olá minhas flores! Você sabe o que é Jurubeba e pra quê ela serve? Talves você só a conheça como conhaque. Pois bem, vocês sabem que a minha família tem uma pontinha indígena (na verdade a metade dos meus antepassados) e minha mãe com a minha avó, parecem saber de tudo sobre o mundo das plantas. Se você tem uma dor, elas sabem uma receita, se você quer melhorar a pele, elas te ensinam algo natural, se você quer emagrecer, ah, menina te cuida porque elas sabem tudo! 

E a novidade agora é essa plantinha mal cheirosa e amarga que, segundo minha mãe e vários especialistas, é ótima para o fígado. Hergrrr... 
blog Sem H

Um dia cheguei em casa e senti um cheiro forte, parecido com comida azeda, abri a panela de pressão que havia acabado de cozinhar as frutinhas verdes. Como sou muito corajosa (na verdade curiosa) experimentei uma... eca! Na boa, o gosto e o aroma não são nada agradáveis. 
Enquanto eu insistia para minha mãe não comer, recorri ao Google para saber mais informações. É claro que me calei diante de vários depoimentos e indicações de especialistas.
blog Sem H


No site Tua Saúde, por exemplo li a ficha completa dessa plantinha horrorosa, mas eficaz.

A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo e pode chegar a 3 metros de altura, possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas. 
Pode ser usada na culinária e como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado ou digestivas. Seu nome cientifico é Solanum paniculatum.
A jurubeba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e alguns mercados.
Serve para auxiliar o tratamento de doenças como: hepatite, contusões, gastrite, úlcera, anemia, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, engorgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, auxiliar no emagrecimento, feridas, gripe, hepatite, icterícia, malária, náusea, tumores abdominais e uterinos.
E possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.
A Jurubeba poderá ser usada em chás por infusão, tintura, suco das raízes ou frutos, ou em pó.
Os efeitos colaterais da Jurubeba poderão ocorrer com a ingestão prolongada do medicamento. Devido a alta concentração de alcaloides e esteroides poderá causar em alguns casos diarreias, aumento das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas e vômitos.
Deve ser evitada durante a gestação, amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado pois pode causar intoxicação.

Como eu disse, minha mãe colheu os frutos ainda verdes, cozinhou em panela de pressão e colocou em conserva com água e sal. Ela prefere consumir no almoço com a comida, como se fosse pimenta, outra coisa que ela adora. 
Se você gosta de alimentos fortes (amargos), provavelmente você vai adorar.
blog Sem H

Tudo muito bom, mas eu ainda prefiro a Jurubeba como conhaque... eheheh. E você?




6 comentários:

  1. Dizem que alimenta o hormônio masculino o consumo de jurubeba então é bom pro homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucivaldo! Opa, então bora consumir a jurubeba que faz bem pra saúde! Obrigada pela dica. Beijos

      Excluir
  2. Dizem que alimenta o hormônio masculino o consumo de jurubeba então é bom pro homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucivaldo! Opa, então bora consumir a jurubeba que faz bem pra saúde! Obrigada pela dica. Beijos

      Excluir
  3. eu tenho um pe no quintal eu adoro fiquei,de boca aberta esse ano deu cinquenta quilo de semente dei pra familia toda adoro ela em conserva so no vinague

    ResponderExcluir
  4. quantas jurubeba posso comer por dia?

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.