Benefício e contra-indicação do chá de quebra-pedra

by blog Sem H
Olá minhas flores! Hoje vi uma pesquisa no Google com o título "Chá de Quebra-pedra é abortivo?", haviam alguns comentários e as pessoas diziam que sim. Isso me deixou de boca aberta. Eu tomo esse chá por causa do meu problema nos rins que vocês já conhecem  (clique aqui para saber), mas jamais imaginei que ele poderia provocar aborto!

É claro que nenhuma gestante deve tomar se quer um suco sem antes consultar seu médico (jeito de falar, tá! Ahahah), mas daí afirmar que essa substância é capaz de provocar uma catástrofe dessa proporção, nunca imaginei?!
Foto: quebrapedra.com.br

Por isso fui atrás de respostas na net. E achei no site Tua Saúde a seguinte explicação:

"A quebra-pedra possui ação antiespasmódica, anestésica e de relaxamento muscular específica para os ureteres, e por ser diurética e aumentar a eliminação do ácido úrico pela urina é muito eficaz no combate à pedra nos rins.

Para que serve a quebra-pedra?
Pedra nos rins, cólica renal, infecções respiratórias, catarro, ácido úrico elevado, amenorreia, desinteira, inchaços, gota, gangrena, problemas na próstata, hepatite B, falta de apetite.

Modo de uso da quebra-pedra:
Chá: Ferver por 10 minutos em 1 litro de água, 10 g das folhas secas da quebra-pedra. Consumir de 2 a 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais da quebra-pedra:
O chá de quebra-pedra não deve ser tomado por mais de 21 dias pois pode ser tóxico. Por isso recomenda-se tomar o chá por até 3 semanas, fazer uma pausa de 1 semana e então voltar a tomar o chá.

Contraindicações e efeitos colaterais da quebra-pedra:

Não deve ser utilizado em grávidas, crianças e mulheres que amamentam. O chá de quebra-pedra não deve ser tomado por mais de 21 dias pois pode ser tóxico. Por isso recomenda-se tomar o chá por até 3 semanas, fazer uma pausa de 1 semana e então voltar a tomar o chá."

E no site Fotosantesedepois.com estava escrito assim:

"O chá de quebra pedra aborta? Sim, esta planta provoca o aborto quando consumida em doses excessivas.
A Quebra pedra emagrece? Sim, o chá é diurético." (Para ler toda a matéria, acessem os sites acima).

Daí eu entendi tudo, o aborto pode ser provocado por causa da substância tóxica chamada de alcaloides. Na gravidez o organismo da mulher e o feto são totalmente frágeis, assim essa substância torna-se poderosa para "expulsar" o corpo que tem menos resistência.
Esse site diz ainda que a produção da erva phyllanthus niruri (o  quebra-pedra) é produzida em grande escala, mas com um controle de qualidade rigoroso, pois os estudos sobre os efeitos dessa planta no organismo ainda são inconclusivos. 
Antes de tomar qualquer chá, busque mais informações a respeito dos efeitos colaterais que ele pode dar. 
As pessoas apenas divulgam os benefícios dos chás, mas assim como qualquer remédio, as plantas também podem causar efeitos indesejados ao seu organismo. Fique atenta! 

O meu jeito de fazer chá:
Apesar dos dois sites ensinarem a fazer o chá da mesma maneira, ou seja, ferver a água por 10 minutos e depois colocar as folhas secas e esperar a infusão, eu faço diferente.
Aprendi com a minha mãe, que aprendeu com a minha avó e assim por diante... (receita de família indígena...), que se deve colocar as folhas verdes em água filtrada e esperar a infusão por si só. Após umas três horas, a planta já passou toda a sua composição para a água, sem fervura, tornando-se um chá frio, mas com gosto e cor característico. 
by blog Sem H
by blog Sem H
by blog Sem H
Sempre fizemos assim e sempre deu certo (e fala pra minha avó que desse jeito tá errado... ahahah). Na verdade, temos mania de tomar água com alguma folhinha junto. Já mostrei aqui pra vocês a mania que meu irmão Will tem de tomar água com uma folha fresca de hortelã ou de poejo. Ainda bem que minha mãe tem tudo plantando no jardim.
chá de quebra-pedra benefícios e efeitos colaterais
Bom, pra terminar o assunto, peço que você sempre busque mais informações antes de fazer uso de qualquer planta ou medicamento. Pois ao invés de fazer bem, pode acabar fazendo muito mal, principalmente se estiver crescendo uma pessoinha dentro de você. Seu filho é mais importante do que qualquer coisa. Pense nisso! 
E você, conhece algum outro chá, bom para a saúde, mas prejudicial na gravidez? Deixe aqui nos comentários, conte pra gente, compartilhe o seu conhecimento, você pode ajudar muita gente. Fica o apelo. Beijos []


                                  Ellen Luz
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////



Ein, psiu! Não esquece de deixar um comentário bem bonitinho pra incentivar a blogueira a fazer um próximo post beeemm legal como esse!

69 comentários:

  1. Oi bom dia!
    Vi seu blog na agenda dos blogs e gostei muito dessa matéria.
    E não sabia que esse chã que parece tão benéfico seria abortivo.
    Foi muito bom saber disso, embora eu ñ fique mais grávida mas minhas filhas sim
    Obrigada pela dica.

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celia! Que bom que gostou. E apesar de você já ter sua filhas, fica a dica para dar às suas amigas, pois uma informação sempre é válida. Um beijão e fica com Deus.

      Excluir
  2. ola faço parte do agenda dos blog, ja estou te seguindo
    inhacoimbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! Obrigada por nos seguir. Eu não consegui visualizar o seu blog com esse endereço, vc pode confirmar se está correto? Passo por lá. Beijão

      Excluir
  3. Eu adoro chás, quando criança nunca tomei remédios só me curava com chás. Adorei a dica.

    Passei pra conhecer seu blog através do "Agenda dos Blogs" , e gostei do que vi, já fiquei, te convido a conhecer o meu.

    Deixo pra você, abraços e carinhos,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh, minha flor! Muito obrigada pelo carinho e esse elogio é maravilhoso vindo de uma profissional. Ah, aqui no blog você terá várias dicas assim e pelo jeito você tem muitas também, vê se compartilha lá no Masso Vita, ein! Blog que eu adorei e já tô seguindo. Um beijão.

      Excluir
  4. NOSSA FICA BOM ADORO HORTELA E BERBER CHA E MUITO BOM A AGUA MELHOR AINDA VENHO ATRAVES DA AGENDA DOS BLOGS BJUS
    http://mulherfashioon.blogspot.com.br/ SEG VANDERLI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... Fica bom mesmo! Amei sua visita, venha sempre que quiser. E menina, que blog sex, adorei! Um beijão

      Excluir
  5. olá Boa Noite!venho através da agenda dos blogs conhecer seu cantinho,amei.te seguindo fica c/Deus bjss!!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mazé! Adorei a sua visita, que bom que gostou do blog, também adorei o "Blog da Baixinha" e já estou seguindo. Um beijão.

      Excluir
  6. Olá!! Vim conhecer seu cantinho através do agenda dos blogs e gostei muito. Quando puder venha conhecer os meus também.

    Crescimento Cristão - Maturidade & Blog Crescimento Cristão

    Tenho um grupo de divulgação chamado ENTRE BLOGS, venha fazer parte:

    Entre Blogs Grupo de Divulgação


    Bjs

    Cris

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana! Amei os seus blogs e já estou seguindo. Como cristã, fico muito feliz de saber que sites como o seu, instruem e iluminam os corações e as mentes de muitas pessoas. Parabéns. Obrigada pela visita, venha sempre. Um beijão.

    ResponderExcluir
  8. olá venho do Agenda blogs conhecer seu lindo cantinho
    amei as dicas
    já conhecia
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda! Que linda a sua família, parabéns! Parabéns também pelo blog, eu amei e já estou seguindo. Obrigada pela visita, venha sempre que quiser. Um beijão.

      Excluir
  9. olá vim conhecer seu blog,através da Agenda dos Blogs.Gostei muito do artigo,bom saber que mesmo os produtos naturais devem ser usados com cautela.Venha me visitar e se gostar me segue.Não encontrei o seu seguidores então quando ativar me avise.Tania Mara www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor! Obrigada pela visita, adorei o seu site e sigo com prazer. Um beijão

      Excluir
  10. Olá bom dia vim da Agenda dos blogs conhecer o seu blog,eu já sabia dessa planta,como também ouvi falar que não faz muito bem para os rins,toma muito cuidado viu.
    convido a você a visitar o meu blog,se gostar e seguir me avise que eu retribuirei.
    http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida! Obrigada pelo alerta e pela visita. Que lino o seu blog, já estou seguindo. Beijos

      Excluir
  11. Olá, amiga!!! Sou a autora do blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS. Passando para deixar o seu número de identificação que é o 765 ,cujo ele está na página CADASTRADOS em vermelho. Se você quiser solicitar a nossa Carteirinha 2014, fique a vontade!! Anote esse número e passa no Blog da Alline Ramil, curta a sua Fanpage e preencha o formulário.Clique no título abaixo CARTEIRINHAS.Só peço a amiga, que possa retribuir os amigos que vierem até aqui. Na página CADASTRADOS, você segue quem você quiser,ok.Sempre aos domingos, temos entrevistas super legais no quadro DE FRENTE COM OS BLOGUEIROS! Não percam!!! Na Agenda temos páginas importantes que podem ajudá-lo, como: Páginas Sorteios ( divulgue seu sorteio ) e a página Blogs Destaques ( Blogs que são destaques na semana ).É um prazer ter você conosco!!! Bjssss!!!

    Agenda dos Blogs

    Carteirinhas

    ResponderExcluir
  12. oi amada, retribuindo a visita e curtindo o face Adriana Lara, tb assinei o feed, só não achei o box de seguidores para te seguid
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, obrigada pela visita! Para seguidores eu uso o Google+, se quiser pode me seguir por lá. Beijão

      Excluir
  13. gostei de saber mais sobre chá quebra pedra,pois meu marido está precisando tomar então fui pesquisar sobre ele e achei essas dicas,obrigado foi de grande valia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Anete! Fico feliz em ajudar. A um ano tive um problema sério nos rins e esse chá me ajudou muito. Desejo melhoras ao seu marido. Fique em paz, tudo vai ficar bem. Um beijão.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda, desculpe a demora da resposta. Eu não sou especialista no assunto, por isso liguei para minha médica obstetra (tenho essa facilidade porque ela é minha amiga) e perguntei a sua dúvida, ela disse que o chá causa aborto quase que imediato, então se você não teve nenhuma reação, pode estar tudo bem. O ideal é consultar a sua médica, tá!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica em paz, minha linda, o pior na gestação é a ansiedade, infelizmente, normal nesse período. Sugiro que você evite esse e qualquer outro chá antes de consultar a sua médica e fique bem. Seu bebê nascerá lindo e forte, não se preocupe. Qualquer dúvida que eu puder ajudar, estou à disposição. Beijos

      Excluir
  16. Como devo tomar o chá para aborta? Estou de 1 mês e duas semanas. Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, VOCÊ NÃO DEVE TOMAR ESSE CHÁ ESTANDO GESTANTE em hipótese e de forma alguma! Mesmo em pequenas quantidades ele é perigoso. Por favor, procure auxílio médico e espiritual, acredite que Deus tem poder para fazer que algo aparentemente ruim se torne uma benção maravilhosa. Vou orar por você.

      Excluir
  17. boa tarde gostaria de saber se o cha de quebra pedra e totalmente desaconselhavel a quem amamenta ou e parcial, doses excessivas. ate mais

    ResponderExcluir
  18. Olá querida, o chá de quebra-pedra assim como o de canela e o chá verde são totalmente desaconselháveis na amamentação, pois tudo o que você consome passa para o bebê e esses chás são proibidos para as crianças. Consuma apenas alimentos naturais e evite igualmente o café em excesso.

    ResponderExcluir
  19. TOMEI CHA DE QUEBRA PEDRA FERVI SO RAIZ , ME ATACOU O FIGADO FIQUEI COM O ESTOMAGO INCHADO ME PASSEI MUITO MAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a)! O chá deve ser feito das folhas e dos galhos. De qualquer forma, já que te fez mal, evite. Existem outras chás muito bons para os rins, como o chá das folhas da amoreira. Beijos e boa sorte!

      Excluir
  20. Olha meu pai fez esse chá deixou na porta da geladeira eu pensava que era água normal bebi dois gole estou grávida de 2meses será que vou perder meu bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga. Não, de forma alguma, o chá de quebra-pedra é abortivo se tomado Com frequência, mesmo em Pequenas quantidades, como forma de tratamento. De qualquer forma, consulte o seu obstetra para te dar mais tranquilidade. Beijos e parabéns pelo bebê. Beijos

      Excluir
  21. Adorei o blog... Remedios caseiros realmente deve seguir conceitos rigorosos.
    Bjs
    Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Amei a matéria fala tudo que agente quer saber.bjs

    ResponderExcluir
  23. Amei a matéria fala tudo que agente quer saber bjs..

    ResponderExcluir
  24. Amei a matéria fala tudo que agente quer saber.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma amiga quer viu isso no seu blog mais ela quer aborta a criança estou com muito medo dela fazer isso ela já estar com três meses si ela domar o chá abortam na mesma hora ou passar alguns dias ela tomando só uma vez abortam estou esperando sua responda obrigada

      Excluir
    2. Uma amiga minha estar de três meses ela estar querendo beber o chá de quebra pedra mais eu ñ quero quer ela fasa isso si ela tomar o chá uma vez ela pede o beber ou ela tomando pôde passar mais dias
      Estou esperando sua responda obrigada

      Excluir
    3. Uma amiga minha estar de três meses ela estar querendo beber o chá de quebra pedra mais eu ñ quero quer ela fasa isso si ela tomar o chá uma vez ela pede o beber ou ela tomando pôde passar mais dias
      Estou esperando sua responda obrigada

      Excluir
    4. Olá Nathália, espero que esteja tudo bem com vc e com a sua amiga. NUNCA TOME O CHÁ DE QUEBRA PEDRA PARA ABORTAR, POIS ALÉM DE SER PREJUDICIAL AO BEBÊ QUE SERÁ ABORTADO É PREJUDICIAL À MÃE E PODE LHE CAUSAR VÁRIOS DANOS À SAÚDE, COMO ATÉ A MORTE. Então não permita que a sua amiga faça isso, pois não só o feto, mas ela também pode morrer! Espero ter ajudado. Bjs

      Excluir
  25. olá Boa Noite!venho através da agenda dos blogs conhecer seu cantinho,amei.te

    ResponderExcluir
  26. oi comecei a tomar o cha pedra mais cha de banbunzinho ajuda a sair a pedra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não conheço o chá de Bambuzinho, mas é importante tomar conhecimento antes de fazer o uso. Obrigada.

      Excluir
  27. E possivel tomar 3 vezes por dia durante um mes? Li que ele pode ser toxico, que o ideal e tomar por 3 semanas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendado, assim como todo chá, ele deve ser consumido com cautela em períodos pequenos, não mais que 20 dias.

      Excluir
  28. Boa noite gostaria de saber quanto tempo pra fazer o efeito de eliminar alguma pedrinha que já esteja no canal da urina

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde. Depende do seu organismo e do tamanho do cálculo. Por isso, além de tomar o chá, é importante que você tenha acompanhamento médico e jamais consuma o Quebra-Pedra, mais que 20 dias.

    ResponderExcluir
  30. Tomei chá de quebra pedra e depois que fui descobri que estava gravida, to com mt medo de ter acontecido alguma coisa com o meu bebê, será que se estivesse perdido ia ter sangramento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga! Em geral, o aborto depende da quantidade de chá que você consumiu. De qualquer forma, refaça o teste de gravidez e procure um médico, pois só ele poderá afirmar as condições de saúde do seu bebê. Acima de tudo, tenha um pensamento positivo. Beijos

      Excluir
  31. Muitos chás são abortivos, principalmente os amargos. Losna é muito conhecido e é bastante abortiva. Guiné, entre outras plantas.
    Algumas plantas abortivas são usadas como chá na hora do parto para facilitar as contrações e fazer um parto mais rápido e eficiente. Mas normalmente são indicadas por recomendação dos próprios médicos e não devem nunca serem consumidas sem orientação pois podem fazer mal ao próprio feto também e a gestante.
    Outras plantas e ervas apesar de não serem propriamente abortivas podem não ser recomendadas para gestantes pois podem baixar muito a pressão, provocar reações colaterais muito desagradáveis e levar a ansiedade e pânico, o que não é recomendável para ninguém nem para gestantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richyard, muito obrigada pela suas palavras, muito bem escritas e ditas! rsrsrs... Comentários assim, só nos complementa e enriquece. Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  32. oi eu queria saber se o chá de quebra pedra eh bom pra aborta o bebê a pois cinco dias de vida de gravidez. tô desesperada mim ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, NÃO FAÇA ISSO, pois não é só o seu filhinho que pode morrer, o chá de quebra-pedra pode gerar muitos danos à sua saúde também, se consumido para o fim que você quer. Uma criança é a chance que nós temos de mudar as nossas vidas. Se você abortar, é possível que você venha a se arrepender no futuro. Acredite, a vida com seu filho será melhor, pois você não ficará mais sozinha e terá sempre uma pequena companhia te amando incondicionalmente. Não consuma nenhum chá ou remédio com esse intuito, pois isso pode matar o seu filho e você mesma! Vou orar por você. Um beijo e fique com Deus!

      Excluir
  33. Bom dia, posso tomar o cha de quebra pedra menstruada? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga. Pode sim, só deve evitar quando tiver suspeita de gravidez, tiver alergia ou doente, nesses casos é sempre bom consultar um médico antes de tomar qualquer chá.

      Excluir
  34. Eu tenho pé de quebra pedra aqui na varanda do meu apartamento... Eles crescem naturalmente nos vasos de plantas, pois uso terra que a minha mãe mandou da roça.Estava na dúvida sobre como fazer o chá, pois todos os sites que entrei mandavam usar a folha seca e como a minha é verde não sabia se podia usar assim... Bom agora vou fazer do seu jeito, com folhas verdes e água fria... Muito obrigada por compatilhar seu conhecimento!! Deus te ilumine sempre!! Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe como eu fiquei feliz com o seu comentário. Saber que eu posso ajudar com a minha experiência pessoal é maravilhoso. Você vai adorar o chá com as folhas verdes. Aproveite! Um beijo e um abraço bem grande! :*

      Excluir
  35. Olaa mim chamo Nathalia Cristina e estou gravida de 35 semanas e 5 dias... Eu tomei o chá de quebra pedra,não aconteceu nada comigo e nem com a minha bebê,mais graças a esse chá a infequeção de urina começou melhorar,pq eu notei q as minhas calcinhas estava ficando suja pq esta saindo a infequeção... Como nós gestante só podemos tomar só 3 xícaras o recomendável é ferver 3 xícaras de agua e abafar as folhas... Pq aki em ksa tbm abafamos a folha,pq minha mãe diz q se ferve perde a consistência da folha!!! Parabéns com seu trabalho e continue assim!!! BjOS 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath, tudo bem com você e com o bebê? Que bom que deu tudo certo, mas lembre-se de não consumir nenhum chá sem a indicação de um médico, pode ser perigoso. Um super beijo e boa hora!!

      Excluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Para ler em seguida

É um site sobre empreendedorismo materno e digital, criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores e profissionais do ramo.

Copyright (C) 2017

Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MeuBlogPronto Serviços Digitais

Leitores

Junte-se a todos os leitores do Valor em Casa. Assine!