Curso de Maquiagem PARTE II: bio-tipo cutâneo

novembro 11, 2013


Olá minhas queridas! Continuando o nosso curso de maquiagem, hoje vamos identificar o bio-tipo cutâneo do seu rosto.

Qual a textura que a sua pele apresenta para, só depois, investirmos em produtos que realçarão a sua beleza.
Pele Seca: a pele seca apresenta uma diminuição da produção de óleos naturais produzidos pela pele, tornando-se uma pele mais fina , ressecada, com pouco ou nenhum brilho, com tendências a descamação e aparecimento de linhas de expressão, poros fechados e sensível ao sol, desenvolvendo com facilidade eritemas e queimaduras. Esse biótipo de pele é pouco elástica apresentando um envelhecimento mais rápido em comparação a uma pele oleosa, justamente por não ter o fator natural de proteção.
Cuidados: É importante para os cuidados da pele seca, evitar substâncias alcalinas, ou seja, sabão, detergente, solvente e etc. A higienização, tonificação e principalmente a hidratação deve ser diária associado ao uso de um FPS.


Pele Oleosa:  a característica principal desse biótipo de pele é o caráter brilhante devido a presença quase que constante de oleosidade, além de ser aparentemente mais espessa e possuir poros mais profundos e visíveis.
Apresenta uma secreção sebácea e sudorípara abundante, por motivo hormonal ou não.
Mais frequentemente em indivíduos jovens, podendo desencadear comedões (cravos) e pústulas (espinhas), além disso essa pele suporta bem as agressões externas(variações climáticas), bem como contato com sabões e detergentes.
A pele oleosa pode apresentar um estado de desidratação, devido a secreção sebácea aumentada e a sudorípara diminuída.
Cuidados: A pele oleosa deve ser adequadamente limpa pois o excesso de limpeza pode levar a pele a desencadear acne. Também é necessário ser hidratada com produtos específicos para peles oleosas mantendo assim seu equilíbrio. Atenção: Em alguns casos ela pode ser desencadeada por uso de medicamentos, cosméticos inadequados, ambiente de trabalho e exposição solar.



Pele Normal: é um biótipo de pele incomum de se achar. Apresenta uma secreção sebácea e sudorípara equilibrada, aspecto suave com coloração e textura normais. Sua superfície é discretamente brilhante e os poros finos. Suporta razoavelmente contato a fatores climáticos externos.
Cuidados: É necessário aplicar produtos balanceados e modifica-los frente às condições ambientais, tais como: vento, sol, alimentação e mudanças de clima temporário.



Pele Mista: é um tipo muito comum onde a região “T” ( testa, nariz e pescoço) apresentam uma maior oleosidade e as demais regiões do rosto podem ser ressecada ou normal.
Cuidados: Para esse biótipo cutâneo podes-se utilizar o mesmo produto indicado para peles normais ou um produto adequado para cada região.



Pele Sensível: é um biótipo sujeito a irritações e ressecamento, apresentando tanto manto hidro lipídico  como a camada ácida muito pouco desenvolvida. Ocorre a alterações decorrentes à fatores genéticos e possivelmente pela utilização inadequado de produtos.

Cuidados: A Pele Sensível necessita de produtos balanceados, não sendo necessariamente produtos oleosos. O excesso de oleosidade nos produtos pode provocar dependência da pele por estes ingredientes e posteriormente deixa-la muito mais ressecada.

A partir de agora é possível investir em produtos específicos para sua pele e formato do seu rosto. Vamos às compras?
No próximo post vamos falar de produtos específicos para cada pele. Até lá. Beijinhos. 













Acho que você também vai gostar de ler estes:

1 comentários

  1. Você sabe identificar qual é o bio-tipo da sua pele? Saiba como identificar e assim invista em makes que auxiliam na hidratação. E não se esqueça de me deixar suas dicas aqui.

    ResponderExcluir

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Copyrigth @2017

É um site sobre variedades. Criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores, mães e a minha, é claro.