Curso de Maquiagem: PARTE I: Pincéis

Olá meninas! Continuando o nosso curso de maquiagem. Vamos aprender quais são os pincéis necessários para fazer uma bela make?
Quando assisti, pela primeira vez, alguns vídeos no You Tube sobre maquiagem, vi que a maioria das blogueiras possui um número imenso de pincéis, ai eu pensei: 'meu Deus, eu preciso de tudo isso?' 
A verdade é que não! Você não precisa ter uns cem pincéis para se maquiar! O que acontece é que, ao passar do tempo você acaba viciando em produtos cosméticos e estocando muita coisa.


Então não se apegue ao que você vê no You Tube, mas ao que você precisa. Com o tempo, é provável que você também acumule alguns pincéizinhos... rsrs



Mas vamos ao que interessa. Para uma make-up básica e para uma mais elaborada você vai precisar de:



1 Pincel para base
Pode ser chanfrado, compacto ou para esfumar, não importa, você consegue um bom efeito com qualquer um deles.



1 Pincel para corretivo
Você também encontra vários modelos, o importante é que ele seja pequeno e estreito, para alcançar as áreas mais difíceis.





1 Pincel para pó
Esse aqui tem um segredo. As pessoas costumam comprar pincéis para pó muito grande, porém quanto menor for a dimensão do pincel, mais fácil será a aplicação e você dispensará menos produto. Por isso, opte pelos menores e de preferência de cerdas naturais. Mas atenção, não confunda pincel para pó com pincel para blush. 



1 Pincel para blush
Quando falamos de blush, falamos também de iluminador e bronzer, pois ambos servem para dar naturalidade a make. Sabe aquele 'arzinho' de saúde no seu rosto? Pois bem, são esses produtos que realçam os seus traços e a apresentam de uma forma natural ao mundo. Você pode não perceber, mas a primeira coisa que você enxerga em uma maquiagem é o blush/bronzer/iluminador, por isso, se você errar na aplicação desses produtos, não tem perdão, todo mundo vai perceber! 
A minha sugestão é que você escolha um pincel arredondado, pois a aplicação é mais fácil. É claro que tudo vai depender do formato do seu rosto, porém lembre-se que estamos começando a nossa coleção. 





1 Pincel para sombra
Esse é o mais fácil de encontrar, geralmente os próprios estojos de sombras trazem seus aplicadores, porém você pode complementar com um pincel de esfumar, um de delinear e um de aplicar a sombra. Lembrando que todos devem ser bem pequenos e com pouca cerdas. Quanto mais curta a cerda for, mais fácil será a aplicação.













1 Pincel para boca/lábios/batom/gloss
Assim como as sombras, a maioria dos produtos para lábios já possuem seus aplicadores. Porém para um acabamento  perfeito, é sempre bom ter um pincel para lábios. São usados para espalhar melhor o gloss ou delinear o batom. 
Não é um pincel obrigatório, mas faz uma grande diferença na hora de fazer aquela make elaborada. São fáceis de confundir com pinceis de corretivo. A diferença está na largura das cerdas que são maiores.

Em média você precisa de seis pincéis, oito se quiser um para delinear e um para esfumar os olhos. Com esses pincéis você consegue fazer maquiagem para qualquer ocasião.

Porém o principal e o melhor pincel do mundo (pois quebra o maior galho) é o dedo anelar.  'Como assim? Isso mesmo!' Por ser um dedo que você aplica menos força, ele serve muito bem na hora de esfumar ou mesmo de espalhar um gloss, por exemplo. Por isso, carregue sempre o seu melhor pincel em sua mão! rsrs (brincadeira). 


Cerdas naturais ou sintéticas?
Para aplicadores, escolha pinceis de cerdas sintéticas, pois são mais firmes e aplicam bem a cor. Para esfumadores, escolha pinceis de cerdas naturais que são mais maleáveis e espalham melhor o produto.

Evite usar pinceis de amigas, pois o que funciona muito bem nela, pode não ter o mesmo efeito em você, a pele e o biotipo do seu rosto é diferente, então tenha o seu próprio pincel.

Uma dica importante, para utilizar produtos líquidos, escolha pinceis sintéticos, pois absorvem menos o produto. 
Para suavizar linhas de expressão e poros muito abertos, você pode aplicar a base, por exemplo com um pincel sintético e em seguida esfumar com um natural, pois massageiam a pele, escondendo as imperfeições. 

Há também pinceis bifásicos. As cerdas brancas são sintéticas, que aplicam melhor, enquanto as cerdas escuras são as naturais que espalham melhor. 

Nem todos os pinceis branco e preto são bifásicos, alguns servem como alerta para a limpeza. A diferença está na textura do pincel. Mais lisinhos: sintéticos, mais crespos: naturais. E depois que você lavar, o primeiro sempre mantém a sua forma natural, enquanto o último, pode alterar a forma, ficando mais espesso ou espalhado. 

Na dúvida, pergunte a vendedora. No entanto você descobrirá essa diferença com o tempo. O importante é ter um pincel para cada aplicação. 

Limpeza dos pincéis
Limpe seus pinceis periodicamente. Após cada aplicação e lave-os, no mínimo,  uma vez por mês.

Para limpeza  pós aplicação, use um higienizador de pincéis que não possui álcool e um lenço de papel. Você também pode utilizar lenços umedecidos para o rosto. Lembrando que essa limpeza é apenas momentânea.  
Se você usa seus pincéis todos os dias, eu sugiro que você lave-os uma vez por semana para estender a vida útil deles. Se não essa limpeza é ideal para você.

Pincéis para maquiagem são como nossos cabelos, mesmo os sintéticos, devem ser cuidados como tal. Por isso, lava-los sempre para retirar as impureza é tão importante. Isso evita que bactérias e micro-organismos se instalem em seus pincéis e sejam transmitidos para o seu rosto.
Uma das causas de acne e alergias no rosto é pela falta de cuidados com pincéis e maquiagens. Cuidado!

Para lavar, você pode usar um shampoo neutro de bebê que é menos abrasivo ou sabonete líquido dermatológico. Esfregar as cerdas cuidadosamente, retirar o excesso da água e deixá-los secar longe do sol e de poeiras. Evite usar o secador, pois, assim como os cabelos são frágeis a ação dessa ferramenta, os pincéis também.

Eu não gosto de utilizar álcool para limpar meus pincéis, mas se você os compartilha com outras pessoas, essa pode ser uma boa solução. Além de esterilizar, ele seca mais rápido e retira todo o produto. Mas ressecam as cerdas. 

Enfim, um bom higienizador, lenços de papel ou umedecidos e shampoo neutro são os melhores produtos para manter a higiene dos seus pincéis. 

Tendo essa coleção e com os produtos corretos, você já está apta para ser uma auto-maquiadora. Mas isso é assunto para o próximo post.

Até lá. Um beijão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aeh! Vai sair sem comentar? Que feeeio! Faz uma pergunta ou deixa um recadinho aqui pra gente. Depois, dá uma voltinha pelo blog, tem uma par de coisas legais pra você ler e assistir. Beijos na bochecha.

Para ler em seguida

É um site sobre empreendedorismo materno e digital, criado em 2013 por Ellen Luz.
Aqui você vai encontrar informações sobre negócios, finanças, cotidiano, maternidade e tecnologia. Além de experiências reais de empreendedores e profissionais do ramo.

Copyright (C) 2017

Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MeuBlogPronto Serviços Digitais

Leitores

Junte-se a todos os leitores do Valor em Casa. Assine!