Evite lesões, alongue-se. - Valor Em Casa | Blog de cotidiano | Ellen Camargo

Evite lesões, alongue-se.



Sim, minhas caras, o alongamento é importante! Se você não quiser ficar uma 'velhinha' torta e corcunda, alongue-se!
Os exercícios de alongamento servem para aumentar a flexibilidade muscular, promovendo o estriamento e aumentando o comprimento das fibras musculares.
Quanto mais alongado, maior será a movimentação da articulação que é comandada por aquele músculo.
São essenciais para aquecer e relaxar os músculos antes de uma atividade física intensa ou de atividades do dia-a-dia. E devem ser praticados por qualquer pessoa, indiferente da sua idade ou estado de saúde, por exemplo: quem possui algum problema especifico como hérnia de disco ou tendinite deve realizá-los, porém com menos intensidade.

BENEFÍCIOS 
- relaxam o corpo
- proporcionam maior consciência corporal
- reduzem  tensões musculares
- previnem lesões, deixam os movimentos mais leves e soltos
- ativam a circulação sanguínea
- preparam o corpo para atividades físicas.
- auxiliam na respiração, facilitando a circulação sanguínea e aumentando o raciocínio.
Respirar corretamente é fundamental. Quando respiramos fundo aumentamos o relaxamento muscular. A respiração dá o ritmo ao exercício físico, por isso ela deve ser profunda e lenta. É importante respeitar os limites, pois forçar o alongamento causa lesões nos músculos e tendões.
O relaxamento e a regularidade são obrigatórios para alongar. Crie o habito de introduzir o alongamento em sua rotina, enquanto assiste televisão ou lê um livro, por exemplo.

O alongamento aumenta a temperatura da musculatura porque distende sutilmente os tecidos conjuntivos que revestem os músculos.
Atividades físicas intensas ou sedentarismo promovem o encurtamento das fibras musculares com diminuição da flexibilidade, daí a importância de alongar.
Sugiro que você realize uma série de exercícios de alongamento logo pela manhã para preparar o corpo para as demais atividades que ele irá exercer ao logo do dia.
Atenção, antes de alongar faça algum movimento que aumente a circulação sanguínea, balançando o corpo ou caminhando, não é bom alongar um músculo ‘frio’.


ALONGAMENTOS EVITAM
- Problemas articulares, circulatórios, tendinosos e musculares.
- Melhoram a mobilidade, a flexibilidade e ajudam na correção da postura.

Abaixo eu separei uma série de execícios de alongamento  que,  geralmente eu realizo antes de me exercitar.  Qualquer pessoa pode fazê-los.
Para evitar doenças posteriores realize-os diariamente, com certeza você vai notar uma melhora substancial em sua qualidade de vida.
Eu garanto!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Se você gostou dessa matéria, não deixe de opinar a respeito, aqui nós respeitamos a liberdade de expressão. Se faltou alguma informação, mande o seu conhecimento, assim podemos ajudar mais e mais pessoas. Obrigada pela visita!